Projeto de reciclagem na Ufac faz coleta de garrafas PET e latas

publicado: 12/05/2022 16h15, última modificação: 18/11/2022 16h24
120420222.jpeg

Estudantes do curso de licenciatura em Ciências Biológicas criaram o projeto Recicla Ufac, cujo objetivo é promover ações de sustentabilidade no campus-sede, em Rio Branco. O projeto consiste na coleta de garrafas PET e latas de alumínio encontradas em contêineres e lixeiras localizados no campus e áreas próximas.

A iniciativa conta com auxílio da comunidade acadêmica e externa. Além de promover a coleta, o projeto pretende conscientizar a comunidade a recolher o material reciclável e depositar em local adequado, estabelecendo parceria com a empresa que atua no serviço de limpeza do campus para coleta de embalagens.

Segundo o coordenador do projeto, professor Edson Guilherme da Silva, o Recicla Ufac coloca a comunidade acadêmica na vanguarda da gestão de resíduos sólidos. “Conforme previsto pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, o descarte correto desses materiais é de responsabilidade dos geradores de resíduos e do poder público”, disse. “A Ufac está tomando a iniciativa e se adequando ao plano; o Recicla Ufac é uma ação que veio para ficar.”

120420223.JPG

O projeto conta com 20 integrantes e é vinculado ao Centro Acadêmico do curso, que pretende doar uma placa de formatura para a turma de Ciências Biológicas que estiver colando grau no período de vigência do Recicla Ufac. A placa será comprada com recursos arrecadados com a venda do material coletado. O projeto já juntou mais de cem quilos de material reciclável em menos de um mês de funcionamento.

Para o aluno de Ciências Biológicas, Isaac Oliveira, a atividade do projeto beneficia a sociedade e o meio ambiente. “Estamos na linha de frente da produção de informação; temos a obrigação, enquanto cientistas, de fazer um bem à humanidade”, opinou. “Com essa ação, estamos reaproveitando um material que iria para o lixo e transformando em um novo produto.”