Curso ministrado na Ufac aborda estudo de insetos parasitoides

publicado: 25/05/2023 17h51, última modificação: 26/05/2023 06h51
250520231.jpeg

O programa de pós-graduação em Produção Vegetal (PPG-PV) da Ufac, a Embrapa-AC e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) realizam o curso Introdução ao Estudo dos Himenópteros Parasitoides, que possui como público-alvo estudantes e profissionais da área. O evento iniciou na segunda-feira, 22, e termina nesta sexta-feira, 26, no laboratório de Biologia 1/Microscopia, campus-sede.

Ministrado por Luiz Felipe Ventura de Almeida e Priscilia Tominaga Higa, da UFSCar, o curso tem duração de 40 horas e visa apresentar noções básicas de taxonomia, ecologia, técnicas de coleta e importância econômica dos himenópteros parasitoides como controladores de populações de insetos-praga em cultivos agrícolas.

“O curso contribuirá para qualificação e conhecimento acadêmico, complementando as disciplinas de Zoologia e Manejo Integrado de Pragas, e pode contribuir para o fortalecimento curricular daqueles que têm interesse em seguir carreira acadêmica”, disse um dos organizadores do evento, professor e coordenador do PPG-PV, Vanderley Borges.

Ele ressaltou a inexistência de profissionais na área de taxonomia de insetos no Acre. “O evento poderá despertar o interesse e motivar alunos e profissionais a aprofundarem-se nos estudos dessa temática, a fim de que, num futuro próximo, possamos contar com taxonomistas qualificados no Estado.”

Também participam da organização do curso Rodrigo Souza Santos (Embrapa-AC e PPG-PV); e Angélica Maria Penteado Martins Dias (UFSCar).

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)