Pesquisa

Experimento em alelopatia vira artigo sobre prática pedagógica

publicado: 16/05/2023 06h07, última modificação: 16/05/2023 07h22
160520231.jpeg

Os alunos Habacuque Elimar Costa de Araújo e Karoline Victoria Gonçalves Carvalho, do curso de Engenharia Agronômica do campus Floresta da Ufac, publicaram artigo sobre prática pedagógica em experimentação científica em alelopatia, na revista “Peer Review” (vol. 5, n.º 8). Também assina o trabalho a equipe de pesquisa formada pelos professores André Luiz Melhorança Filho, Kelly Nascimento Leite, Luis Henrique Ebling Farinatti e José Genivaldo do Vale Moreira. 

O artigo surgiu de uma interação entre ensino e pesquisa, quando os autores compartilharam experimento científico com alunos da disciplina Plantas Daninhas, sob responsabilidade do professor Melhorança. Conforme o experimento, eles buscaram princípios ativos na biodiversidade amazônica, observando o comportamento de plantas que interferem no desenvolvimento de outras plantas e espécies (comportamento biológico denominado alelopatia). 

160520232.png

Para o professor Melhorança, que orienta os estudantes, eles motivam colegas em busca da carreira científica. “Tenho sentimento de orgulho e dever cumprido ao vê-los no caminho certo”, disse. “Esse é o segundo artigo publicado em revista de renome e com equipes diferentes de pesquisadores. Como orientador, tento conduzi-los para ampliar suas redes profissionais, além do treinamento científico.”

Leia mais: Alunos da Ufac avaliam óleo de pupunha como protetor solar