Professora da Ufac é selecionada no programa Fulbright Amazônia

publicado: 23/05/2023 13h45, última modificação: 23/05/2023 15h53
230520234.jpeg

A professora do curso de Engenharia Florestal do campus-sede da Ufac, Sabina Ribeiro, foi selecionada entre quatro brasileiros para participar do programa de pesquisa multinacional Fulbright Amazônia, que reúne pesquisadores do Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e Estados Unidos.

Os pesquisadores Carlos Valério Aguiar Gomes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), e Jeffrey Hoelle, da Universidade da Califórnia (Estados Unidos), fornecerão liderança intelectual ao grupo de 16 pesquisadores. Ambos têm experiência de pesquisa no Acre e relações com a Ufac: Gomes fez estudos de graduação em Geografia pela universidade acreana e Hoelle teve seu livro “Caubóis da Floresta: O Crescimento da Pecuária e a Cultura de Gado na Amazônia Brasileira” traduzido e publicado pela Editora da Ufac (Edufac).

O projeto de pesquisa a ser desenvolvido pela professora, no âmbito do programa, visa disseminar o conhecimento científico sobre causas, adaptação e mitigação das mudanças climáticas no contexto de comunidades tradicionais do sudoeste da Amazônia, principalmente extrativistas, para promover o desenvolvimento sustentável e reduzir as desigualdades sociais no Acre.

Segundo a professora, o programa Fulbright Amazônia oportunizará a troca de ideias, possibilitando que ela conheça os paradigmas de diferentes áreas, resultando em soluções otimizadas de políticas públicas para a região amazônica.

230520235.png

O meu projeto no Fulbright Amazônia gira em torno da pergunta: como compatibilizar a manutenção da floresta em pé e a garantia de uma vida digna para pessoas que dependem da terra para sobreviver? Sabemos que a resposta para isso não é simples, mas seguramente passa pela educação”, disse Sabina.

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)