Reitora da Ufac participa de ato em defesa da construção do HU

publicado: 17/03/2023 15h32, última modificação: 17/03/2023 15h35
Hospital.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou do ato público em defesa da construção do Hospital Universitário (HU) do Acre, que visa à captação de assinaturas em apoio ao projeto e contou com a participação de políticos, professores, técnico-administrativos, estudantes, representantes de entidades sindicais, profissionais da saúde e da população acreana. A manifestação ocorreu nesta sexta-feira, 17, no Centro de Convenções, campus-sede da Ufac.

A pauta pela construção do HU dura dez anos. O projeto irá beneficiar estudantes dos cursos da área de saúde da universidade, além da contratação estimada de pelo menos 1.800 novos servidores. O HU está projetado para ofertar 280 leitos comuns e 40 unidades de terapia intensiva; serão 60 consultórios médicos e 11 salas para centro cirúrgico. Quando finalizado, a capacidade será de 245 mil consultas ambulatoriais por ano e 9 mil cirurgias anuais.

O espaço trabalhará atendimentos em regime ambulatorial, de internação, apoio ao diagnóstico e terapia, apoio técnico, desenvolvimento de recursos humanos e pesquisa, gestão e execução administrativa e apoio logístico. Urgência e emergência não serão contempladas. O investimento total para construir e equipar o hospital é de R$ 252 milhões.

Segundo a reitora Guida Aquino, o ato em defesa da construção do HU é informal e público. “O HU não é somente para a Ufac e sim para todo o Estado do Acre. A luta pela construção do HU começou na Ufac, mas agora precisa do apoio da população acreana”, disse. “É um projeto que vai atender toda a sociedade local. Um hospital federal que vai ter tecnologia em saúde, pesquisa e gerar mais de 1.800 empregos diretos e movimentar a economia do nosso Estado do Acre.”

Para o médico Osvaldo Leal, que estava comandando o microfone durante o ato, o momento está favorável para a construção do HU do Acre. “Não podemos perder essa oportunidade de construir o nosso Hospital Universitário do Acre. É legítimo que a Ufac pleiteie isso, é um equipamento que faz parte da estrutura da universidade”, enfatizou. “A maioria absoluta das universidades federais têm seus hospitais universitários; queremos ter o nosso também. O HU é para ser colocado a serviço da população acreana.”

A lista de participantes presentes no ato e apoiadores do projeto inclui o ex-reitor da Ufac, Minoru Kinpara; a deputada federal Socorro Neri (PP-AC); a deputada estadual Michelle Melo (PDT); o deputado estadual Eduardo Ribeiro (PSD); representantes do Sindicato dos Médicos do Acre, do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem e Enfermeiros do Acre, do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado do Acre, do Conselho Estadual de Saúde e do Conselho Federal de Farmácia. Também enviaram seus representantes o deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) e o deputado estadual Adailton Cruz (PSB).

Reitora da Ufac participa de ato em defesa da construção do HU