Reitora da Ufac participa de reunião com Lula em Brasília

publicado: 19/01/2023 15h52, última modificação: 19/01/2023 15h52
Reitora.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os reitores de universidades e institutos federais, na manhã desta quinta-feira, 19, no Palácio do Planalto.

“Esse é um momento histórico para a educação superior do Brasil”, disse Guida. “Momento que marca a volta do diálogo e do respeito às universidades.”

Durante o evento, Lula disse aos reitores de universidades federais e dos institutos federais de ensino que a reunião era o “encontro da civilização”. “Estamos começando um novo momento, sei do obscurantismo que se viveu nos últimos quatro anos e eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo.”

Reitora da Ufac participa de reunião com Lula em Brasília Reitora da Ufac participa de reunião com Lula em Brasília

O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o ministério voltará a dialogar com todos os atores do setor e vai retomar a valorização e o respeito pelo ensino superior no país. Entre os desafios, ele citou a ampliação da oferta de vagas, o combate à evasão escolar, a retomada de obras paradas e o reajuste de bolsas. Segundo ele, o reajuste de bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) já foi autorizado pelo presidente e deve ser anunciado até o final deste mês.

Representantes de 106 instituições estiveram presentes na reunião. Para o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Ricardo Marcelo Fonseca, que também é reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), esse encontro, no primeiro mês da gestão do novo governo, é carregado de simbologia.

“Os reitores e as universidades federais foram maltratadas, detratadas, esganadas orçamentariamente”, disse Fonseca. “Fomos colocados como alvos e, pior, fomos alijados do nosso papel natural que é o papel de estar a serviço do Brasil, dos projetos de desenvolvimento nacional.”

Também participaram da reunião os ministros de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; da Secretaria-Geral, Márcio Macêdo; e da Casa Civil, Rui Costa, além de encarregados de órgãos como a Capes e o CNPq.

(Com informações da Agência Brasil)