Notícias

Neabi/Ufac comemora o Dia da África

DIA DA áfrica.png

Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o Dia da África.
Foi nesse dia, 58 anos atrás, na capital da Etiópia (Adis Abeba), que foi criada a Organização da Unidade Africana, hoje conhecida como União Africana (UA).
A data representa a libertação das nações africanas frente à colonização, assim como a união entre os diferentes povos africanos (e povos filhos da diáspora africana) na luta pelos pilares pautados pela União Africana (UA).
Para Josefa Leonel C. Sackó, comissária da UA, esses pilares dizem respeito à prosperidade do continente africano, tomando por base os princípios do crescimento inclusivo, desenvolvimento sustentável, união política panafricanista, boa governança, democracia e respeito aos direitos humanos, à justiça e ao Estado de direito. Simboliza a luta por um continente pacífico e seguro, especialmente para mulheres, juventude e crianças.
Nós, do Neabi/Ufac, comemoramos o dia 25 de maio reverenciando a luta política das nações e povos africanos pela independência, contra o colonialismo e imperialismo.
Além de reconhecer e pautar a luta e resistência manifestada pelos povos africanos e afro-brasileiros desde o começo do Brasil, celebramos as heranças históricas, científicas, econômicas, políticas e culturais trazidas por eles, que tanto contribuíram para a constituição do nosso país.