Apresentação

Aprovado no Conselho Universitário no dia 22 de novembro de 2018, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre, o NEABI/UFAC é uma organização acadêmica vinculada aos movimentos negros e indígenas. Ele integra o Consórcio Nacional de Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros que, juntamente com outros 40 Neab's integrantes espalhados por todo o país, luta pelas causas da população negra desde 2004 e no combate a superação de todas as formas de racismo e discriminação racial.

Apesar dos avanços experimentados pela sociedade brasileira nas últimas décadas, certas marcas do passado insistem em permanecer vivas no presente, tal qual a cansada apologia da tolerância, a negação das desigualdades sociais e a celebração do mito da democracia racial.

Assim, tendo como objetivo a ampliação dos estudos a respeito das populações negras e indígenas, o Neabi/Ufac vem desenvolvendo pesquisas e ações nos campos da educação, história, arte, cultura e ciência, mobilizando as áreas de ensino, pesquisa e extensão, através de cursos, palestras, campanhas, semanas acadêmicas e pesquisas, dentro e fora da universidade, que abragem tanto o público acadêmico, quanto servidores públicos, professores e alunos da Educação Básica e comunidade em geral.

O núcleo, por seu caráter acolhedor e interdisciplinar, possui pesquisadores oriundos das mais diversas áreas do conhecimento, desde campos como história, letras, pedagogia, psicologia, até campos como nutrição, ... e etc.

 neabi.png