Escolha um dos serviços oferecidos pela Secretaria Unificada e veja no menu abaixo como proceder:

2ª via de Diploma ou Certificado

Para solicita a emissão da 2ª via de diploma (ou certificado) do curso, acesse o SEI!, escolha a opção "Egresso: 2ª via de histórico escolar" e anexe os documentos:

1. R.G. atualizado; 2. Boletim de Ocorrência, em que conste o diploma como objeto extraviado; 3. Comprovante de pagamento (do boleto emitido pelo NURCA)


2ª via de Histórico Escolar

Para solicitar a emissão da 2ª via de histórico escolar, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Egresso: 2ª via de histórico escolar" e anexar os documentos:

1. Documentação pessoal caso necessite atualizar. a) Documento de identidade; b) CPF; c) Título eleitoral; d) Certidão de alistamento militar.


Abono de Faltas

Para solicitar o abono de faltas dos dias OU dos meses nas disciplinas dos cursos, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: abono de faltas" e anexar os documentos:

1. Comprovante do motivo do pedido de abono. a) Declarações, atestados ou certificados que constem a participação no período de abono solicitado, em evento interno ou externo.


Ajuste de Matrícula Curricular

Para solicitar o ajuste de matrícula curricular, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: ajuste de matrícula curricular" e selecionar as disciplinas listadas no campo.


Alteração de Dados Cadastrais

Para solicitar solicitar alteração cadastral referente à documentação pessoal, como por exemplo o endereço, OU para solicitar alteração cadastral do e-mail atual, no Portal do Aluno, para outro o e-mail, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: alteração de dados cadastrais" e anexar os documentos:

1. Cópia legível dos documentos. 2. Comprovante de endereço em nome do requerente (contas de luz, água, telefone, bancária, contratos de aluguel ou declaração).


Aproveitamento de Estudos

Para solicitar o aproveitamento de estudos das disciplinas do curso, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: aproveitamento de estudos", escolher as disciplinas do quadro listado e anexar os documentos:

1. Histórico escolar acadêmico; 2. Plano de estudos/ementa da(s) disciplina(s).


Aproveitamento Extraordinário de Estudos

Para solicitar a matrícula para fins de aproveitamento extraordinário de estudos das disciplinas, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: aproveitamento extraordinário de estudos" e escolher as disciplinas do quadro listado.


Atividades Acadêmico-Científico-Culturais

Para solicitar a análise de atividades acadêmico-científico-culturais (AACCs), para fins de registro no currículo acadêmico, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: atividades acadêmico-científico-culturais" e anexar os documentos:

1. Anexar comprovantes (certificados, declarações, produtos acadêmicos, etc).


Atividades Complementares

Para solicitar a análise de atividades complementares (ACs), para fins de registro no currículo acadêmico, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: atividades complementares" e anexar os documentos:

1. Anexar comprovantes (certificados, declarações, produtos acadêmicos, etc).


Atividades de Curricularização da Extensão

Para solicitar a análise (ou dispensa) das atividades de curricularização da extensão, para fins de registro no currículo acadêmico, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: atividades de curricularização da extensão" e anexar os documentos:

1. Anexar comprovantes (certificados, declarações, produtos acadêmicos, etc).


Cancelamento de Matrícula

Para solicitar o cancelamento de matrícula institucional no curso, vez que ainda não se efetivou matrícula curricular, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: cancelamento de matrícula" e escolher as disciplinas do quadro listado.


Certidão de Conclusão

Para solicitar a certidão de conclusão de curso referente à colação de grau já fora realizada, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: certidão de conclusão" e anexar os documentos:

1. Anexar Ata de Colação de Grau em caso de colação de grau especial.


Colação de Grau Especial

Para solicitar a Colação de Grau Especial, nos termos da Resolução CONSU nº12, de 16 de abril de 2019, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: colação de grau especial" e anexar os documentos:

1. Anexar documentação comprobatória em caso atencipação para nomeação em concurso público, assinatura de proposta e/ou contrato de trabalho, aprovação em cursos de pós-graduação (residência, especialização ou mestrado) e mudança de domicílio.


Declarações

Para solicitar declarações, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: declarações" e escolher as declarações:

1) de situação junto ao Enade (PROGRAD); 2) que conste a forma e modalidade de ingresso; 3) de matrícula institucional; 4) de sistema de avaliação; 5) conforme especificado abaixo.


Desistência de Curso

Para solicitar desistência do curso, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: desistência de curso", informar o nome do curso e justificar o motivo da desistência.


Dispensa Sem Nota

Para solicitar dispensa sem nota da disciplina, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: dispensa sem nota", informar a disciplina e anexar os documentos:

1. Anexar documentação comprobatória, conforme instrução da Coordenação de Curso.

Transferência Ex-officio

Para solicitar transferência ex-officio, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: transferência ex-officio" e anexar os documentos.


Ocorrências / Solicitações Diversas

Para informar ocorrências, ou outras solicitações diversas, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: Ocorrências / Solicitações diversas" e escrever a solicitação, de forma clara e objetiva, listando anexos que componham o pedido (se houver), bem como justificando e mencionando o setor a ser acionado.


Atestado Médico

Para anexar atestado médico, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: Atestado médico", anexar e encaminhar para os devidos fins de registro, o atestado médico, ou comprovante equivalente.


Exercícios Domiciliares

Para solicitar exercícios domiciliares, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: exercícios domiciliares", informar o período do exercício e anexar os documentos:

1. Anexar documentação comprobatória, conforme instrução da Coordenação de Curso.


Histórico Escolar

Para solicitar histórico escolar acadêmico do curso, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: histórico escolar", informar o referido curso e informar a finalidade da solicitação.


Inclusão de Nome Social

Para solicitar a inclusão do nome social, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: inclusão de nome social", informar o nome a ser inserido no Sistema de Informações para o Ensino (SIE) da Universidade Federal do Acre, conforme previsão legal (Decreto nº 8.727, de 28 de abril de 2016 e Resolução CONSU nº 07, de 02 de fevereiro de 2016).


Matrícula Com Choque de Horário

Para solicitar matrícula na disciplina com choque de horário, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: matrícula com choque de horário", informar o nome da disciplina que deseja efetivar a matricula, informar a disciplina que haverá choque de horário e a justificativa.


Matrícula Como Aluno Avulso ou Especial

Para solicitar matrícula como aluno avulso ou especial, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: matrícula como aluno avulso ou especial", informar a opção (1) avulso, ou (2) especial, anexar documentação pessoal (Identidade, CPF, Título eleitoral e Certificado de reservista) e acadêmica (histórico e declaração).

1. Especial: a) Histórico acadêmico ou Diploma. 2. Avulso: a) Declaração da instituição de origem comprometendo-se a aproveitar os estudos realizados na UFAC; b) Histórico escolar acadêmico.


Matrícula Curricular

Para solicitar matrícula curricular, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: matrícula curricular" e informar as razões da solicitação.


Migração de Estrutura Curricular

Para solicitar migração de estrutura curricular, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: migração de estrutura curricular" e informar as razões da solicitação.


Mobilidade Acadêmica

Para solicitar mobilidade acadêmica de um curso, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: mobilidade acadêmica", informar o nome do curso e da Instituição.


Planos de Cursos

Para solicitar os planos de cursos das disciplinas, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: planos de cursos", informar o nome da disciplina, do curso, e anexar o Histórico Escolar Acadêmico.


Quebra de Pré-requisito

Para solicitar quebra de pré-requisito das disciplinas, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: quebra de pré-requisito", informar o nome da disciplina e justificar o motivo da quebra de pré-requisito.


Recuperação de Acesso ao Portal do Aluno

Para solicitar a recuperação de acesso ao Portal do Aluno, vez que estejam esgotadas todas as possibilidades de atualização cadastral e de recuperação de senha, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: recuperação de acesso ao Portal do Aluno" e encaminhar a solicitação.


Revisão de Prova

Para solicitar revisão de prova de uma disciplina de um curso, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: revisão de prova", informar o nome da disciplina, do curso, a data da realização da prova, o semestre letivo corrente, e anexar a atividade avaliativa.


Trancamento Parcial ou Total das Disciplinas

Para solicitar o trancamento parcial ou total das disciplinas, o acadêmico do curso deverá acessar o SEI!, escolher a opção "Aluno: trancamento (parcial ou total)", informar o(s) nome(s) da(s) disciplina(s) para trancamento parcial, OU solicitar o trancamento total do curso no semestre letivo corrente.

Dúvidas? Confira o tutorial: