Ufac realiza 1º Seminário de Acadêmicos Indígenas do Acre

publicado: 19/10/2022 15h10, última modificação: 26/10/2022 15h04
7.jpeg

A Diretoria de Arte, Cultura e Integração Comunitária, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Ufac, realiza o 1º Seminário de Acadêmicos Indígenas do Acre, com o tema “Ocupando Espaços dentro e fora das Aldeias: O Tempo da Cultura dos Povos Tradicionais”. O evento ocorrerá em 24 e 25 de outubro, no núcleo da Ufac em Feijó, e em 27 e 28 de outubro, no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.

O seminário faz parte do projeto de extensão Ações Afirmativas para Povos Indígenas, do qual 15 estudantes indígenas da Ufac participam como bolsistas, abrangendo seis diferentes povos de aldeias situadas em cinco municípios do interior do Acre nas regionais do Envira, Vale do Juruá e na capital Rio Branco. Além dos bolsistas, o seminário buscou agregar demais alunos indígenas de graduação e pós-graduação na organização do evento.

“Nós estamos desenvolvendo projetos junto aos indígenas, que visam ao fortalecimento da cultura dos povos originários, levando seus saberes e questionamentos para dentro da universidade pública”, disse o coordenador do projeto e diretor de Arte, Cultura e Integração Comunitária, Francisco Pinheiro de Assis. “Estamos desenvolvendo um álbum de cultura indígena para retratar a realidade das aldeias sob a perspectiva não estereotipada dos nossos estudantes.”

Segundo ele, o seminário será um espaço para apresentar o que os bolsistas já desenvolveram do álbum e reunir trabalhos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelos discentes indígenas, agregando bolsistas e não bolsistas, estudantes da Ufac e de outras instituições.

O evento é aberto a toda a comunidade universitária e público externo e gerará certificado de 30 horas. O credenciamento ocorrerá na abertura dos respectivos eventos: em Feijó, dia 24, às 9h, no auditório do núcleo da Ufac, e em Cruzeiro do Sul, dia 27, às 9h, no auditório do campus Floresta. A programação completa do seminário será divulgada em breve. Dúvidas e informações podem ser encaminhadas para o e-mail dacic.proex@ufac.br.