Alunos de Direito em CZS debatem trabalho escravo na Amazônia

publicado: 03/07/2023 10h23, última modificação: 11/07/2023 07h11
030720231.jpeg

O projeto de extensão Cine Labor e o projeto de pesquisa Novas Faces do Direito do Trabalho, da Ufac em Cruzeiro do Sul, exibem o filme “Pureza” (BRA, 2022, 1h41), dirigido por Renato Barbieri, nesta quinta-feira, 6, às 19h30, no auditório do bloco C do campus Floresta. E na próxima quinta-feira, 13, no mesmo horário e local, realizam debate sobre o trabalho escravo nas Estados da Amazônia Legal. A participação nos eventos é gratuita e aberta à comunidade.

O longa-metragem nacional é estrelado por Dira Paes e retrata a vida da trabalhadora rural maranhense Pureza Lopes Loiola, ativista da luta contra o trabalho análogo à escravidão no Brasil. Em 1997, ela recebeu, em Londres, o Prêmio Antiescravidão, oferecido pela organização não governamental Anti-Slavery International, do Reino Unido, a qual atua contra o trabalho escravo.

No debate, será abordada a atuação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel e da Organização Internacional do Trabalho no combate à escravidão contemporânea. A discussão será realizada pelos alunos da disciplina Direito Individual do Trabalho, conduzidos pelo professor Daniel de Faria Galvão, do curso de Direito do campus Floresta.