Sobre
O GEPECC, ou Grupo de Estudos e Pesquisa em Currículos e Cotidianos Escolares, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação, Letras e Artes da Universidade Federal do Acre, concentra suas pesquisas em compreender a vida cotidiana nos espaços escolares, explorando seus aspectos éticos, estéticos e políticos. O objetivo é compreender as muitas redes educativas que formamos e que nos formam. Com foco no campo do currículo, destacamos que nossas discussões abrangem aspectos teóricos, políticos e práticos da tessitura curricular em rede nos cotidianos escolares.
Nos interessa os diferentes contextos de resistência, criação e formação docente que atuam nos espaços-tempos de práticas e teorias éticas, estéticas e políticas variadas; os processos de emancipação experienciados e gerados nas práticas cotidianas; a dimensão estética da existência na autocriação; a imprescindível presença de artefatos culturais nos processos curriculares; os processos identitários dos praticantes-pensantes do cotidiano; e as narrativas docentes, suas singularidades dos currículos no/com o cotidiano.
O grupo vem se dedicando, como base teórica, a decolonialidade como um convite a questionar a lógica da dominação colonial e a construir um mundo com base na valorização da diversidade, dos conhecimentos locais e das experiências dos subalternizados.