Curso 01 - Empreendendo no mundo digital

Módulo: Empreendedorismo

Open Innovation e Propriedade Intelectual (20h)

Conceitos de Invenção, ideação e inovação. Descrição das inovações e seus impactos – megatendências com a inovação. Ecossistema da inovação: mapeando a rede de valor para a inovação na organização. Inovação sistêmica e as competências para inovação. Perfil da empresa inovadora e o profissional inovador. Fatores críticos para os processos de inovação. Introdução à Propriedade Intelectual. Direitos Autorais. Marcas. Patentes. Contratos de Tecnologia.

Design Thinking/Design Sprint (20h)

Processo e conceito de Design Thinking e Design Centrado no Humano. Classificação de Problemas pelo Modelo Cynefin. O que é Design Sprint. Ferramentas visuais e colaborativas. Experiência e Jornada do Usuário. Formação de times de design. Características da abordagem projetual (imersão, ideação, prototipagem e implementação) do design de produtos e serviços.

Lean Startup (20h)

Conceitos sobre startups e métodos de gestão. Identificando a melhor ideia de negócio. Gerenciando startups. Desenvolvendo o modelo de negócio. Iniciando a startup. Padrões de modelos de negócios tecnológicos. Customer Development. Lean Startup. Validando o modelo de negócio. Canvas.

Marketing Digital para o empreendedor (20h)

Como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio. Qual o seu Modelo de Negócio? Criando Leads e Otimizando Conversão. Marketing de Conteúdo. Canais de Aquisição: Mídias Sociais; Canais de Aquisição: Ranqueando no Google.

Finanças e Jurídico (20h)

Tipo societário. Parcerias empresariais. Fusão – incorporação. Alienação de controle. A importância dos custos de transação e da análise econômica do direito. Contratos. Mercados, Regulação e Startups. O papel da (des)regulação no mercado das Startups e a proteção dos mercados e o papel do Cade. Ilícitos contratuais como infrações de mercado. Planejamento tributário. Aspectos tributários nas Startups. Imposto de renda em softwares e-commerce.

Módulo: Tecnologias aplicada a negócios

Tecnologias aplicadas a negócios (20h)

A utilização da informação como suporte para a tomada de decisões de negócios. Ferramentas de TICs para gestão de negócios e planejamento financeiro. Como utilizar as tecnologias da informação para a aprendizagem organizacional. Reconhecimento de mídias digitais e presença na web através de redes sociais.

Tecnologias para Web

Tecnologias para desenvolvimento de aplicações web. Funcionamento de sistemas web. Processamento de documentos JSON e XML. Tecnologias e modelos de serviços de Computação em Nuvem (PaaS, SaaS, IaaS). Tendências e a visão para negócios na nuvem. Design e componentes Web.

Plataformas Web para negócios

Organização de negócios através de sistemas de gestão de conteúdo. Utilização de SaaS para apoiar negócios. Como integrar plataformas de negócios e redes sociais para gestão integrada de negócios. Projeto e desenvolvimento de presença na WEB através de criação de perfis em redes sociais, sites e plataformas diversas.

Introdução a IoT – Internet das Coisas

Conceitos, definições e história de Internet das Coisas e M2M. Objetos inteligentes. Plataformas de IoT e tecnologias envolvidas. Discutir as evoluções de IoT no Brasil e no mundo. Aplicabilidade de internet das coisas nos negócios e seu impacto na sociedade. Desafios éticos, segurança e privacidade. Desafios de implementação de IoT no Brasil na visão do BNDES / MCTIC. Principais tendências, tecnologias e estratégias para IoT. IoT para apoiar o desenvolvimento regional.

Inteligência Artificial aplicada aos negócios

Entender e desmistificar o que é Inteligência Artificial e suas ramificações. Aprendizagem de Máquina e Aplicações multidisciplinares em IA. Como a Inteligência Artificial pode melhorar os resultados nos negócios. A importância dos dados para aplicações de IA. Transformação dos negócios pela IA. Como trabalhar com processos orientados por dados.

Módulo: Hands On

Fábrica de Ideias para Tecnologias aplicada a negócios (30h)

Atividades Práticas baseadas no conteúdo visto no curso. Utilização do laboratório de criação para idealização e criação de produtos inovadores.

 

TOTAL: 230h