Cursos

 

Curso 1 - Empreendendo no mundo digital

Módulo: Empreendedorismo

Open Innovation e Propriedade Intelectual (20h)

Conceitos de Invenção, ideação e inovação. Descrição das inovações e seus impactos – megatendências com a inovação. Ecossistema da inovação: mapeando a rede de valor para a inovação na organização. Inovação sistêmica e as competências para inovação. Perfil da empresa inovadora e o profissional inovador. Fatores críticos para os processos de inovação. Introdução à Propriedade Intelectual. Direitos Autorais. Marcas. Patentes. Contratos de Tecnologia.

Design Thinking/Design Sprint (20h)

Processo e conceito de Design Thinking e Design Centrado no Humano. Classificação de Problemas pelo Modelo Cynefin. O que é Design Sprint. Ferramentas visuais e colaborativas. Experiência e Jornada do Usuário. Formação de times de design. Características da abordagem projetual (imersão, ideação, prototipagem e implementação) do design de produtos e serviços.

Lean Startup (20h)

Conceitos sobre startups e métodos de gestão. Identificando a melhor ideia de negócio. Gerenciando startups. Desenvolvendo o modelo de negócio. Iniciando a startup. Padrões de modelos de negócios tecnológicos. Customer Development. Lean Startup. Validando o modelo de negócio. Canvas.

Marketing Digital para o empreendedor (20h)

Como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio. Qual o seu Modelo de Negócio? Criando Leads e Otimizando Conversão. Marketing de Conteúdo. Canais de Aquisição: Mídias Sociais; Canais de Aquisição: Ranqueando no Google.

Finanças e Jurídico (20h)

Tipo societário. Parcerias empresariais. Fusão – incorporação. Alienação de controle. A importância dos custos de transação e da análise econômica do direito. Contratos. Mercados, Regulação e Startups. O papel da (des)regulação no mercado das Startups e a proteção dos mercados e o papel do Cade. Ilícitos contratuais como infrações de mercado. Planejamento tributário. Aspectos tributários nas Startups. Imposto de renda em softwares e-commerce.

Módulo: Tecnologias aplicada a negócios

Tecnologias aplicadas a negócios (20h)

A utilização da informação como suporte para a tomada de decisões de negócios. Ferramentas de TICs para gestão de negócios e planejamento financeiro. Como utilizar as tecnologias da informação para a aprendizagem organizacional. Reconhecimento de mídias digitais e presença na web através de redes sociais.

Tecnologias para Web

Tecnologias para desenvolvimento de aplicações web. Funcionamento de sistemas web. Processamento de documentos JSON e XML. Tecnologias e modelos de serviços de Computação em Nuvem (PaaS, SaaS, IaaS). Tendências e a visão para negócios na nuvem. Design e componentes Web.

Plataformas Web para negócios

Organização de negócios através de sistemas de gestão de conteúdo. Utilização de SaaS para apoiar negócios. Como integrar plataformas de negócios e redes sociais para gestão integrada de negócios. Projeto e desenvolvimento de presença na WEB através de criação de perfis em redes sociais, sites e plataformas diversas.

Introdução a IoT – Internet das Coisas

Conceitos, definições e história de Internet das Coisas e M2M. Objetos inteligentes. Plataformas de IoT e tecnologias envolvidas. Discutir as evoluções de IoT no Brasil e no mundo. Aplicabilidade de internet das coisas nos negócios e seu impacto na sociedade. Desafios éticos, segurança e privacidade. Desafios de implementação de IoT no Brasil na visão do BNDES / MCTIC. Principais tendências, tecnologias e estratégias para IoT. IoT para apoiar o desenvolvimento regional.

Inteligência Artificial aplicada aos negócios

Entender e desmistificar o que é Inteligência Artificial e suas ramificações. Aprendizagem de Máquina e Aplicações multidisciplinares em IA. Como a Inteligência Artificial pode melhorar os resultados nos negócios. A importância dos dados para aplicações de IA. Transformação dos negócios pela IA. Como trabalhar com processos orientados por dados.

Módulo: Hands On

Fábrica de Ideias para Tecnologias aplicada a negócios (30h)

Atividades Práticas baseadas no conteúdo visto no curso. Utilização do laboratório de criação para idealização e criação de produtos inovadores.

TOTAL: 230h 

Curso 2 - Empreendedorismo e tecnologias avançadas

Módulo: Empreendedorismo

Open Innovation e Propriedade Intelectual (20h)

Conceitos de Invenção, ideação e inovação. Descrição das inovações e seus impactos – megatendências com a inovação. Ecossistema da inovação: mapeando a rede de valor para a inovação na organização. Inovação sistêmica e as competências para inovação. Perfil da empresa inovadora e o profissional inovador. Fatores críticos para os processos de inovação. Introdução à Propriedade Intelectual. Direitos Autorais. Marcas. Patentes. Contratos de Tecnologia.

Design Thinking/Design Sprint (20h)

Processo e conceito de Design Thinking e Design Centrado no Humano. Classificação de Problemas pelo Modelo Cynefin. O que é Design Sprint. Ferramentas visuais e colaborativas. Experiência e Jornada do Usuário. Formação de times de design. Características da abordagem projetual (imersão, ideação, prototipagem e implementação) do design de produtos e serviços.

Lean Startup (20h)

Conceitos sobre startups e métodos de gestão. Identificando a melhor ideia de negócio. Gerenciando startups. Desenvolvendo o modelo de negócio. Iniciando a startup. Padrões de modelos de negócios tecnológicos. Customer Development. Lean Startup. Validando o modelo de negócio. Canvas.

Marketing Digital para o empreendedor (20h)

Como construir e monitorar uma estratégia de marketing digital para alavancar o seu negócio. Qual o seu Modelo de Negócio? Criando Leads e Otimizando Conversão. Marketing de Conteúdo. Canais de Aquisição: Mídias Sociais; Canais de Aquisição: Ranqueando no Google.

Finanças e Jurídico (20h)

Tipo societário. Parcerias empresariais. Fusão – incorporação. Alienação de controle. A importância dos custos de transação e da análise econômica do direito. Contratos. Mercados, Regulação e Startups. O papel da (des)regulação no mercado das Startups e a proteção dos mercados e o papel do Cade. Ilícitos contratuais como infrações de mercado. Planejamento tributário. Aspectos tributários nas Startups. Imposto de renda em softwares e-commerce.

Módulo: Tecnologias Avançadas

Fundamentos de Desenvolvimento Web (20h)

Conhecer Linguagens de Programação para desenvolvimento de aplicações web; Construir web sites dinâmicos baseados em novas tecnologias e com acesso a banco de dados; Compreender os métodos e técnicas de desenvolvimento de aplicações avançadas para web; Identificar soluções na otimização e melhoria do desempenho de web sites; Compreender o funcionamento básico de um servidor de Internet.

Introdução ao Desenvolvimento Mobile (20h)

Introdução a dispositivos móveis. Comunicação sem fio, plataforma de software e sistemas operacionais para dispositivos móveis. Ambiente de desenvolvimento para construção de aplicações móveis. Criação de aplicativos para dispositivos móveis. Envio de aplicativo móvel para loja de aplicativos. Implementação de Operações CRUD para Android

Desenvolvimento Mobile Multiplataforma (20h)

Introdução e diferenciação entre aplicativos Nativo, Web e Híbrido. Fundamentos e técnicas de programação para desenvolvimento de aplicativos usando as linguagens Dart e/ou Javascript por meio das mais novas ferramentas de desenvolvimento do mercado: Flutter e/ou React Native. Projeto de aplicações reais para Android e iOS com a utilização de banco de dados embarcado e na nuvem.

Aplicações de IoT – Internet das Coisas (20h)

Aprendizagem de conceitos fundamentais relacionados à Internet das Coisas; Cenários e aplicações: área industrial, planejamento urbano, cidades inteligentes, sistemas de transporte, sistemas logísticos, monitoramento interno e ambiental, agronegócio etc.; Exploração e consolidação dos conceitos pela experimentação de casos de usos; Desenvolvimento de sistemas baseados em Internet das Coisas para resolução de problemas reais. Integração de dispositivos através da nuvem; Criação de aplicações em Python para IoT.

Análise de dados com Inteligência Artificial (20h)

Introdução a Análise de Dados; Produção de Dados; Armazenamento Analítico; Análise de Dados; Problemas e Soluções em Análise de Dados; Análise de Dados Categóricos; Exemplos de Dados: Métricas de Desempenho; Indicadores; Sistemas de Medição. Módulos Python para Análise de Dados. Introdução à Análise de Dados com Python. Análise exploratória de Dados; Aplicações de modelos e algoritmos de aprendizado de máquina.

Módulo: Hands On

Fábrica de Ideias para Tecnologias aplicada a negócios (30h)

Atividades Práticas baseadas no conteúdo visto no curso. Utilização do laboratório de criação para idealização e criação de produtos inovadores.

TOTAL: 230h