Relatórios de Iniciação Científica
Nome do projeto: FILOSOFIA AFRICANA
Período: 2015/2016
Orientador(a): Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha
Equipe: Danilo Rodrigues do Nascimento e Lauane Laura da Silva
Resumo: As formas de conhecimento que nos foram transmitidas pela ótica eurocêntrica nos ensinaram que a Filosofia nasceu na Grécia. Entretanto, estudos que surgiram no período de lutas contra o colonialismo europeu na África, a partir da década de 1950, como os do pesquisador senegalês Cheik Anta Diop, revelam que o berço da Filosofia é o Egito Antigo, que é africano. Neste sentido, este projeto de pesquisa visou conhecer a Filosofia Africana antiga, procurando entender a sua importância como fundamento do conhecimento ocidental. Tratou-se de uma pesquisa bibliográfica que buscou desvelar os conhecimentos produzidos pelos principais filósofos africanos no período em que o Egito era a capital educacional do mundosantigo. Também buscaremos analisar como estes influenciaram os filósofos gregos. Por isso, buscou-se conhecer e tornar conhecido o pensamento de filósofos africanos como Imhotep, Ptahhotep, Amenemhat, Merikare, Duauf, Amenhotep, filho de Hapu, Akhenaton, Amen-em-ope, Khéti, Meri- ka-rá, entre outros, que viveram muito antes de existir um filósofo grego.
Nome do projeto: REVISITANDO O CURRÍCULO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO ESTADO DO ACRE ATRAVÉS DA LEI 10.639/2003
Período: 2016/2017
Orientador(a): Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha
Equipe: Alexandra da Silva Gonçalves, João da Silva de Brito e Marcia Costa Pinheiro
Resumo: O presente trabalho tratou das possibilidades de inserção de conteúdos de História e Cultura Africana e Afro-brasileira, através da intervenção da Lei 10.639/2003, no currículo de História dos 6° e 7° anos, do Estado do Acre. A importância deste trabalho esteve na apresentação de uma possibilidade de afirmação da lei através do ensino aplicado nas salas de aula. O objetivo deste trabalho foi identificar itens de ensino que possam concretizar esta temática, bem como propor atividades que possam desenvolver estes itens, o que torna a disciplina de história fundamentalmente educativa, formativa, emancipadora e libertadora (Fonseca, 2003, p. 89). Foram elaboradas sequências didáticas nas quais a lei pode ser inserida e trabalhada, uma vez que não são tão específicas no currículo e também foram estudados referenciais bibliográficos que somaram a este projeto com valiosas contribuições para entendimento das questões étnico-raciais e a referida lei. Palavras- chave: Ensino de História. Currículo. Lei n° 10.639/2003.
Nome do projeto: REVISITANDO O LIVRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA ATRAVÉS DA LEI 10.639/2003
Período: 2017/2018
Orientador(a): Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha
Equipe: Eumar Conde de Queirós Júnior
Resumo: Este trabalho foi um desdobramento do projeto intitulado "Revisitando o livro de História da Educação Básica através da Lei 10.639/2003, do Programa Institucional de Iniciação Científica (Pibic), da Universidade Federal do Acre (Ufac). Esta análise tornou-se importante uma vez que o livro didático ainda é o recurso mais utilizado nas salas de aula. Tem por objetivo analisar as mudanças sofridas nas obras didáticas em relação à referida lei. A metodologia se deu através de leituras do referencial teórico, baseado, sobretudo, em Bittencourt (2008) e Silva (2011), e de análises da 1° e 2° edições do livro em estudo, para identificar conteúdos relacionados à temática africana e afro-brasileira e de que forma os negros estão inseridos nos mesmos. Através dos estudos desenvolvidos e das análises, notou-se que ambas as edições mesmo possuindo limitações, houve uma maior inserção de conteúdos de história e cultura africana e afro-brasileira. Palavras-chave: Livro didático Lei 10.639/2003. Afro-brasileira. Análise
Nome do projeto: EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS ESCOLAS DO ESTADO DO ACRE
Período: 2020/2021
Orientador(a): Profa. Ma. Flávia Rodrigues Lima da Rocha
Equipe: Kaliny Custodio do Carmo, Maycon David de Souza Pereira e Paulo Alves de Azevedo
Resumo: Esta pesquisa tratou das práticas pedagógicas promotoras de igualdade racial no ambiente escolar. Trabalhos como este são de extrema urgência e necessidade em nossa atual conjuntura, em que o racismo ainda destrói e mata centenas de pessoas. Objetivou-se analisar práticas pedagógicas que estavam em consonância com a lei 10.639/2003. A metodologia utilizada foi a amostragem, selecionando algumas escolas que foram participantes, por meio de visitas exploratórias, bem como entrevistas aos docentes, discentes e gestores destas escolas, para posterior análise de dados coletados por meio de referenciais teóricos que têm discutido esta temática, como Gomes (2012) que afirma que educação das relações étnico-raciais exige mudança de práticas e descolonização dos currículos da educação básica e superior com relação a África e aos afro-brasileiros. Assim, com esta pesquisa foi possível alcançar resultados que colaborem no enfrentamento ao racismo escolar e na promoção de uma escola mais justa para todas e todos.