A LITERATURA DE TEMÁTICA AFRO-BRASILEIRA COMO FONTE HISTÓRICA PARA A EFETIVAÇÃO DA LEI 10.639/2003 NO ENSINO DE HISTÓRIA
A proposta aqui descrita trabalhou a literatura de temática afro-brasileira como fonte histórica para a efetivação da lei 10.639/2003 no ensino de História, objetivando utilizar a partir das obras literárias Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis , Quarto de despejo – diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus e Olhos dágua (2014), de Conceição Evaristo. A escolha visou realizar uma relação histórica entre as obras e a História do Brasil. Utilizou-se da metodologia qualitativa para a análise do texto literário em sua determinada temporalidade histórica a partir do que prediz os estudos decoloniais de Walsh (2005) e a preparação de quadros que teve como material de apoio às obras citadas a partir do que está disposto no Crua (Currículo de Referência Único do Acre), especificamente o currículo do componente curricular História, buscando destacar a literatura como uma fonte historiográfica para a execução desta pesquisa. O embasamento teórico sobre a relação entre História e Literatura foi posto através de Santos (2007), Barros (2019) e Bittencourt (2005), os estudos da literatura de temática afro-brasileira foram realizados a partir de Debus (2017), também foi usado Munanga (2015), Gomes (2017) e Rocha (2022). A pesquisa buscou possibilitar o trabalho de aprender e utilizar o texto literário escrito por mulheres negras como elemento necessário para a formação da História do Brasil associando-a também aos conteúdos do currículo de História a partir das habilidades expressas no Crua-História, buscando assim romper com a historiografia que silencia e desestima a população negra.
Em andamento!