Os saberes das parteiras e das mulheres pajés na aldeia Morada Nova do povo Shanenawa (Terra Indígena Katukina/Kaxinawá) em Feijó/AC: linguagens e produções identitárias

Orientador: Prof. Dr. Marcos de Almeida Matos

A cada dia cresce o interesse por pesquisas para evidenciar o papel do feminismo indígena como guardião dos conhecimentos milenares. Assim, pretende-se representar discursivamente os saberes e fazeres tradicionais Shanenawa, no intuito de analisar as perspectivas identitárias, ou o que o povo Shanenawa compreende como o “fazer tradicional” das parteiras, e como esse conhecimento se inter-relaciona com a medicina contemporânea. A pesquisa visa a registrar e analisar as narrativas das parteiras e pajés tradicionais do povo Shanenawa. Para isso, busca-se registrar os seus saberes; revelar os conhecimentos e a atuação dessas parteiras e dos pajés no processo de acompanhamento da grávida e do bebê; investigar o modo de preparação e de acompanhamento das parteiras e pajés na proteção integral da comunidade; relacionar os conhecimentos das parteiras e dos pajés aos modos de construção da identidades do povo Shanenawa; dar visibilidade às parteiras e aos pajés das ervas, bem como realizar um mapeamento das principais representantes que atuaram como parteiras e pajés medicinais e, também, a todos que continuam atuando. O estudo de caso se deu com o povo Shanenawa, caracterizado etimologicamente como “shane” – pássaro azul, e “nawa” povo, e que vive na região do município de Feijó, na Terra Indígena Katukina/Kaxinawa, à margem direita do Rio Envira. Consideramos como aporte teórico central as contribuições dos autores Cândido (2004), Perrot Michele (2007) e Collins (2017). Esta pesquisa teve, como corpus, as narrativas das parteiras e pajés tradicionais do povo Shanenawa: narrativas das parteiras, textos, relatórios da situakore e a oficinas na aldeia Morada Nova. A metodologia empregada na pesquisa consistiu na coleta dados sobre esses importantes papeis sociais do povo Shanenawa e a realização de uma análise das narrativas das parteiras e pajés tradicionais do povo Shanenawa. Os resultados obtidos foram os seguintes: ainda existem dez parteiras com sua função ativa até os dias atuais. Espera-se que os resultados da pesquisa constituam material para ser utilizado como conteúdo escolar, a ser usado por professores e alunos das escolas Shanenawa da comunidade.

 

 

PESQUISA CONCLUÍDA!