O Mangá como Material Pedagógico para valorização da cultura africana e afro-brasileira no Ensino de História

Orientadora: Profa. Dra. Flávia Rodrigues Lima da Rocha

Esta dissertação tem como objetivo investigar o uso do mangá como material pedagógico no ensino de História para a valorização da cultura africana e afro-brasileira nos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa será desenvolvida em duas escolas Estaduais do município de Rio Branco, utilizando a criação de uma "história em formato de mangá" como ferramenta de ensino. A proposta se insere na linha de pesquisa "Linguagens e Narrativas Históricas: Produção e Difusão", buscando explorar a cultura africana e afro-brasileira de maneira acessível e interdisciplinar.

A pesquisa parte de um estudo de revisão de trabalhos do Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória), dialogando sobre a importância das múltiplas linguagens nos processos de ensino-aprendizagem, especialmente no que se refere à Lei n.º 10.639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. Além disso, será realizada uma contextualização sobre o mangá e o anime, abordando sua origem no Japão e na Coreia do Sul, sua influência no Brasil e sua aplicabilidade como ferramenta didática no ensino de História.

A justificativa para a pesquisa baseia-se na crescente influência do mangá e do anime entre os estudantes, tornando-se um meio eficaz de engajamento e aproximação dos alunos aos conteúdos históricos. A experiência docente e a formação em Educação das Relações Étnico-raciais e História e Cultura Africana, Afro-brasileira e Indígena reforçam a relevância dessa proposta, pois o uso do mangá pode contribuir para um ensino mais visual, estimulando a autonomia do aluno e a inclusão de suas vivências, facilitando a construção de conhecimentos sobre as tradições, contribuições e desafios enfrentados pelas comunidades africanas e afro-brasileiras.

A dissertação também investiga como a estrutura narrativa e visual do mangá pode ser adaptada ao contexto educacional brasileiro para promover uma abordagem inclusiva e equitativa. A utilização dessa mídia no ensino busca superar desafios como o eurocentrismo nos currículos escolares e a falta de materiais didáticos que contemplem a diversidade cultural. Para embasar essa proposta, serão analisadas teorias sobre ensino de História, interculturalidade e práticas pedagógicas inovadoras, além de referenciais teóricos como Nilma Lino Gomes (2012), que destaca a importância da valorização da cultura afro-brasileira na educação.

Por fim, a pesquisa pretende contribuir para o desenvolvimento de novas metodologias de ensino, promovendo o uso de diferentes linguagens na sala de aula e incentivando o pensamento crítico dos alunos. A criação de um material didático inovador em formato de mangá pode proporcionar aos estudantes uma maior identificação com os conteúdos apresentados, fortalecendo a valorização de suas identidades culturais e contribuindo para uma educação antirracista e democrática.

Rayanderson

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