Cooperação PZ e INPA

_

Histórico da cooperação Parque Zoobotânico e INPA

O Núcleo do INPA no Acre foi criado em 1979 e uma das primeiras colaborações com a UFAC foi, em conjunto com professores do Departamento de Biologia da UFAC, na instalação do Parque Zoobotânico, um órgão integrado da UFAC criado formalmente em 1993.

Essa colaboração viabilizou a instalação do maior e mais importante experimento de reflorestamento já realizado no Acre, o projeto 'Arboreto', no qual a maioria das 138 espécies de plantas nativas incluídas foi coletada durante a execução do projeto 'Fruticultura Tropical do Estado do Acre', executado pelo INPA com apoio financeiro do Programa Polamazônia.

Em 1994 e 2011 o Núcleo do INPA no Acre foi temporariamente desativado e seus servidores foram abrigados, por força de um convênio de cooperação, nos diversos setores do Parque Zoobotânico. Com a reativação do Núcleo do INPA em 2011, uma sede própria foi construída na área da sede administrativa do Parque Zoobotânico.

Ao longo desses anos, numerosos projetos e publicações científicas foram desenvolvidos pelo pessoal do INPA e do Parque Zoobotânico. Dezenas de alunos de diversos cursos de graduação da UFAC também foram orientados em monografias de conclusão de cursos, bolsas de iniciação científica e projetos de extensão.

Entre 2013 e 2017, foi desenvolvido um Doutorado Institucional em Ciências Florestais UFAC-INPA que resultou na formação de oito doutores no Acre, incluindo um servidor do Parque Zoobotânico. Mais recentemente, um pesquisador do INPA tem atuado no curso de Mestrado em Ciência Florestal da UFAC.