Uma Breve Análise de Ações Afirmativas de Reservas De Vagas Para Pessoas Negras (Pretas E Pardas) e Indígenas no Curso de Licenciatura Em História - Matutino da Universidade Federal do Acre
Este artigo pretende tratar sobre ações afirmativas de reserva de vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas (PPI) no Curso de Licenciatura em História - Matutino da Universidade Federal do Acre/Ufac entre os anos de 2020 a 2023. A justificativa se dá por três fatores principais, sendo o primeiro a afinidade com a temática racial, a relevância social das ações afirmativas para comunidade negra e indigena, e contribuição acadêmica para demais pesquisas como esta. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as ações afirmativas de reserva de vagas para pessoas pretas, pardas e indígenas no Curso de Licenciatura em História Matutino da Universidade Federal do Acre no período de 2020 a 2023, cujo metodologia envolveu principalmente a análise de editais de chamamento de matrícula e entrevistas para qualificar a experiência de alunos cotistas. O artigo tem como referencial teórico autores como Feres Júnior, Campos, Daflon e Venturini de (2018), Almeida (2019), Gomes (2019) Ferreira (2014), Gomes, Baptista e Brito (2021). Os resultados dos dados coletados nos editais a princípio se mostram satisfatórios no sentido de progressão numérica, por outro lado a dificuldade em encontrar alunos cotistas presentes no curso demonstram que nem todos os chamamentos de matrícula são devidamente preenchidos pelos sujeitos da política. As experiências dos alunos cotistas, captadas através das entrevistas buscaram contribuir para a visibilidade das lutas e resistências cotidianas de alunos negros e suas implicações na educação. As ações afirmativas na Ufac são essenciais para a inclusão de pessoas pretas, pardas e indígenas, mas os desafios dos estudantes indicam a necessidade de melhorias.
Em andamento!