Ações Afirmativas nos Programas de Pós-graduação da Universidade Federal do Acre
O presente projeto de pesquisa trata das ações afirmativas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre (PPGs/Ufac), ações de extrema relevância para a democratização do ensino público de qualidade. Pesquisas como estas são de grande importância no sentido de aferir o desenvolvimento e o alcance das ações afirmativas no Ensino Superior. O objetivo deste trabalho é analisar o alcance das ações afirmativas nos PPGs/Ufac. Utilizando para isto revisão de literatura especializada, análise documental de editais, pesquisa bibliográfica mapeando produções dos cotistas e produções de ações afirmativas. Os dados coletados serão analisados baseados em referenciais teóricos como Van Dijk (2021), Silva e Borba (2018), Gomes (2017), dentre outros. Espera-se com esta pesquisa contribuir para o fortalecimento das ações afirmativas na Ufac, bem como dar visibilidade a trajetórias de sujeitos alcançados pelas políticas de promoção de igualdade racial nos PPGs da referida IES. Ao final de agosto de 2024 completa seu primeiro ano de trabalho e seguirá com sua coleta de dados por meio de entrevistas às pessoas sujeitas desta pesquisa, para o que já se tem a aprovação do CEP/Ufac, anexado nesta plataforma. Esta proposta trata das ações afirmativas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal do Acre (PPGs/Ufac), ações de extrema relevância para a democratização do ensino público de qualidade. O objetivo deste trabalho é analisar o alcance das ações afirmativas nos PPGs/Ufac. Apropriando-se do trabalho realizado em seu primeiro ano, neste segundo ano realizar-se-á entrevistas com pessoas que foram sujeitas de ações afirmativas em PPGs/Ufac. Os dados coletados serão analisados baseados em referenciais teóricos como Van Dijk (2021), Silva e Borba (2018), Gomes (2017), dentre outros. Espera-se com esta pesquisa contribuir para o fortalecimento das ações afirmativas na Ufac, bem como dar visibilidade a trajetórias de sujeitos alcançados pelas políticas de promoção de igualdade racial nos PPGs da referida IES.