Educação para as relações étnico-raciais: Neabi/Ufac e PPGLI/Ufac – ilhas promotoras de políticas de igualdade racial na Universidade Federal do Acre
A presente dissertação tem como objetivo analisar a política pública de promoção de igualdade racial na Universidade Federal do Acre, entre os anos de 2008 a 2020. Sendo a metodologia desenvolvida por meio de revisão de literatura a respeito das Políticas de Promoção de Igualdade Racial por meio da educação, além de historicizar bibliograficamente como a educação foi utilizada enquanto mecanismo de dominação dos corpos e mentes da população negra e indígena desde o período colonial, se prolongando no decorrer da história do Brasil até os dias atuais e de que modo esse mesmo espaço foi ressignificado por coletivos sociais em um lugar de resistência e existência frente as opressões, acrescida de um mapeamento de ações desenvolvidas pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (Neabi/Ufac), desde sua gênese e de uma sistematização dos produtos dissertativos com recorte étnico-racial do Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI/Ufac). Os referenciais se assentaram em obras debatedoras de Educação, Racismo, História, Ciências Sociais, Gênero e Interseccionalidade, cabendo por isso elencar Akotirene (2021), Almeida (2020), Carmo (2021), Carneiro (2005, 2019), Collins (2019), Fernandes (1972), Gonçalves e Silva (2022), Gomes (2003, 2013, 2017), Hasebalg e Silva (2004), Hooks (2017), Munanga (2012,2015, 2016, 2020), Nogueira (2006), Osório (2008), Rocha (2022), Santos (2007, 2009, 2018). Os resultados demonstram a inexistência de uma normativa institucional (aprovada pelos colegiados superiores) que fomente a promoção de políticas de igualdade racial dentro da Universidade Federal do Acre, ainda que se possa observar um conjunto de ações coletivas e individuais desenvolvidas pelo Neabi e PPGLI da Ufac, considerados nesta dissertação como ilhas promotoras de políticas de igualdade racial.
PESQUISA CONCLUÍDA!