Integrantes do PET: Educação Antirracista
O Programa de Educação Tutorial (PET) Educação Antirracista, vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac), tem como principal objetivo promover a educação antirracista no âmbito do ensino superior. A iniciativa está em consonância com as ações já desenvolvidas pelo grupo de pesquisa, fortalecendo o compromisso institucional com a equidade racial e a valorização da diversidade.
A criação do grupo foi fundamentada no edital do Ministério da Educação (MEC), que convocou Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) para a apresentação de propostas voltadas à constituição de novos grupos PET. A proposta segue os dispositivos do Decreto nº 11.691/2023, da Lei nº 11.180/2005 e das Portarias MEC nº 976/2010 e nº 343/2013.
A equipe é composta pela coordenadora Profa. Dra. Flávia Rodrigues Lima da Rocha e pela Profa. Geovanna Moraes de Almeida.
Atualmente, integram o grupo como petianos:
Adriane Ribeiro, Gabrielle Sobralino Ferreira, José Lucas da Costa Costa, Leonardo Maia da Silva, Luisy Mariá Xavier Rodrigues e Nina Gabriela Lima de Araújo.
CONHEÇA A EQUIPE
PROFA. DRA. FLÁVIA RODRIGUES LIMA DA ROCHA
Professora do Magistério Superior na Universidade Federal do Acre (Ufac), é doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestre em Letras: Linguagem e Identidade e graduada em Licenciatura em História, ambos pela UFAC. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac) e preside a Comissão Permanente de Heteroidentificação da Ufac.
PROFA. GEOVANNA MORAES DE ALMEIDA
Discente de mestrado no Programa de Pós-graduação em Letras: linguagem e identidade da Universidade Federal do Acre (PPGLI/Ufac). Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Integrante do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Ufac (Neabi/Ufac)e da Comissão Permanente de Heteroidentificação da Ufac.
ADRIANE RIBEIRO
Licencianda em História pela Universidade Federal do Acre. Membro do Neabi/Ufac desde 2024. Atualmente bolsista do grupo PET Educação Antirracista.
GABRIELLE SOBRALINO FERREIRA
Acadêmica do curso de licenciatura em história pela universidade federal do Acre desde 2022, participante do Pet educação antirracista desde 2024, ano em que entrei no Neabi também pelo programa do PET.
JOSÉ LUCAS DA COSTA COSTA
Discente do curso de licenciatura em História, bolsista do Programa de cultura estudantil da universidade federal do Acre-Ufac, atualmente petiano do NEABI-UFAC desde dezembro de 2024, ex-pibidiano atuante no instituto federal do Acre-Ifac com o tema "História das religiões de matriz africana".
LEONARDO MAIA DA SILVA
Acadêmico do curso de Licenciatura em História desde 2022, foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência onde desenvolveu a pesquisa "Acyigua Hutukara: Tecnologia e Questão Ambiental ara uma Amazônia Decolonial" e esteve envolvido na organizações de diversos eventos. Atualmente é membro do Neabi desde Novembro de 2024, onde atual como bolsista do PET Educação Antirracista e desenvolve trabalhos na coordenadoria do Banco de Dados.
LUISY MARIÁ XAVIER RODRIGUES
Estudante do curso de Bacharelado em Jornalismo pela Universidade Federal do Acre (Ufac). Ingressou no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/Ufac) em 2024 e, atualmente, é membra do núcleo por meio da bolsa do Programa de Educação Tutorial (PET): Educação Antirracista. Seu interesse acadêmico está voltado para a valorização da cultura afro-brasileira e a promoção da diversidade no campo da comunicação.
NINA GABRIELA LIMA DE ARAÚJO
Estudante de Direito na Universidade Federal do Acre (Ufac), com ingresso em 2023 e atualmente no 4º período do curso. Participou dos projetos de extensão "Presídios Leitores" e "Observatório do Trabalho", ampliando a formação acadêmica. Desde novembro de 2024, integra o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) por meio do PET de Educação Antirracista, atuando na Coordenadoria Administrativa.