VII Semana em Favor de Igualdade Racial

SITE EVENTOS E NOTÍCIAS LIVRE (1).png

A Semana em Favor de Igualdade Racial um evento acadêmico de extensão universitária que busca discutir as Políticas de Promoção de Igualdade Racial (PPIR) do Acre, bem como a conjuntura destas políticas nos cenários nacional e internacional, além de divulgar pesquisas e ações realizadas em favor de igualdade racial. Conta com a parceria dos Cursos de História (Licenciaturas e Bacharelado), do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH/Ufac) e ainda dos movimentos sociais.

Em sua 7ª edição, o evento dá continuidade a um trabalho que vem sendo realizado anualmente, desde 2015, pelo movimento negro educador, que reúne esforços de professores e alunos de graduação e pós graduação, bem como o apoio institucional e de movimentos sociais do estado do Acre. A Semana em Favor de Igualdade Racial tem congregado pesquisadores em políticas de promoção de igualdade racial de diferentes áreas, sobretudo da educação, para socialização de seus estudos e pesquisas, no intuito de fortalecer estas políticas e os sujeitos que desenvolvem trabalhos voltadas para ela.

Ainda devido a situação de pandemia que o mundo sofre desde 2020, novamente o evento será todo em formato online, à distância. Tem-se em vista que mesmo nesse momento tão difícil e conturbado para todas e todos, a luta antirracista não esmoreceu. Muito pelo contrário: fortaleceu-se e reinventou-se, como tem sido feito ao longo de séculos de resistência e sobrevivência.

Este ano, com o tema "Superando a Colonialidade: (form)ações afirmativas na luta antirracista", são propostas discussões sobre racismo e as ações afirmativas enquanto políticas de promoção de igualdade racial, incluindo também os estudos que se propõem a pautar a colonialidade e a decolonialidade.

A semana ocorrerá de 23 a 26 de novembro de 2021.

05 palestras.png

pal rodr.png