IV Seminário Pretas Acadêmicas

O IV Seminário Pretas Acadêmicas, realizado nos dias 26 e 27 de julho de 2024, contou com uma participação de destaque do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre (NEABI/Ufac). Durante o evento, a coordenadora do núcleo, Profa. Dra. Flávia Rocha, integrou a mesa-redonda intitulada "Educadoras negras e seus projetos voltados para a educação antirracista", um espaço de diálogo qualificado que reuniu também a Profa. Dra. Eliane Santana Dias Debus, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do grupo de pesquisa LITERALISE, e a Profa. Dra. Lucimar Dias, da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do Grupo Erêyá. O debate focou na importância do protagonismo de mulheres negras na construção de projetos pedagógicos que desafiam as estruturas racistas no ensino.
IV Seminário Pretas Acadêmicas

Além da contribuição na mesa-redonda, o NEABI/Ufac marcou presença na programação científica através da proposição do Grupo de Trabalho (GT) "Possibilidades de Promoção da Igualdade Racial". Coordenado pela Profa. Dra. Flávia Rocha em parceria com a Profa. Ma. Beatriz Domingos da Silva, responsável pelo Banco de Dados do NEABI/Ufac, o GT teve como propósito central a discussão de estratégias práticas aplicadas por pessoas e coletivos antirracistas em diferentes esferas sociais. A proposta inovadora buscou reunir experiências reais apresentadas pelos participantes, lançando luz sobre como o combate ao racismo ocorre no cotidiano de escolas, universidades e instituições diversas, indo além da teoria e focando na efetividade das ações.
IV Seminário Pretas Acadêmicas 
A realização deste Grupo de Trabalho possibilitou a ampliação do entendimento sobre formas eficazes de lutar pela igualdade racial, servindo como fonte de inspiração para novas iniciativas e fortalecendo significativamente as redes de apoio entre pesquisadoras e ativistas. Para o NEABI/Ufac, a troca de saberes proporcionada pelo seminário reafirma o compromisso institucional com a promoção de práticas educativas transformadoras e o fortalecimento de redes nacionais voltadas à valorização das identidades negras e ao enfrentamento das desigualdades no ambiente acadêmico e social.