Coletânea Uniafro

Em 2008, os Cursos de Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana passaram a ser disponibilizados na Rede Nacional de Formação de Profissionais da Educação (Renafor), o que trouxe mais resultados, pois também houve maior investimento financeiro para era essa área de formação. Em 2011, as instituições de ensino superior para terem seus cursos autorizados passaram a ser obrigadas a inserir disciplinas que versem sobre a História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas disciplinas, bem como atividades curriculares que contemplem essa abordagem.

Em 2013, ano que se comemorou os 10 anos da Lei nº 10.639/2003, muitas ações foram realizadas, o Ministério da Educação lançou um site alusivo a essa área, o qual desde 2019, quando da posse desse governo antidemocrático e racista que lidera o nosso país, não recebe atualização, mas que foi fonte de estudo e informação durante os seus cinco anos de existência real. Também houve investimento na produção e publicação de materiais e maior apoio aos cursos de formação de professores.

Foi nesse interim que no ano de 2013 a Universidade Federal do Acre (Ufac) passou a oferecer o curso Uniafro: Política de Promoção de Igualdade Racial na Escola, em formato de especialização como formação continuada exclusivamente para professores da educação básica. Aprovado em edital do MEC, este curso ofereceu 100 vagas, sendo 50 para o município de Rio Branco e as outras 50 para o município de Brasileia, e a estes polos juntaram-se professores de município vizinhos, alcançando um total de 07 (sete municípios) e formando um total de 70 profissionais em educação das relações étnico-raciais para melhor construírem uma educação antirracista no estado.

Em 2015, embora o curso tenha tido uma nova turma aprovada, não houve mais recurso para que ela acontecesse. Entretanto, a maior parte dos docentes que construíram o curso na Ufac não aceitaram o seu fim e planejaram uma nova edição, mesmo sem recursos públicos e oferecida em formato de curso de aperfeiçoamento e em caráter de extensão universitária, com carga horária reduzida e aberto à comunidade. Esta segunda edição do curso Uniafro funcionou em 2016 e dada à redução de carga horária o trabalho de conclusão do curso, que na primeira edição foi uma monografia, nesta nova edição foi um artigo, que foi precedido de uma sequência didática como forma de planejamento da intervenção pedagógica em escolas parceiras. E são estes artigos que estão aqui representados. Esta edição, embora tenha sido oferecida apenas no município de Rio Branco, alcançou 05 (cinco) municípios e dos 50 matriculados formou 33 profissionais em educação das relações étnico-raciais.

Ressaltamos que uma das características que diferenciou o curso Uniafro das demais propostas que até então vinham se apresentando em educação para as relações étnico-raciais foi o projeto de intervenção pedagógica. Aliar os conhecimentos teóricos construídos ao longo do curso ao trabalho prático desenvolvido no componente curricular de atuação do cursistas ou em algum outro componente curricular de sua escolha (quando este não era professor, já que esta edição não era exclusiva para professores, diferente da primeira) trouxe bons resultados tanto para quem estava em formação, quanto para as escolas que acolheram essas práticas. Sendo assim, essa coletânea é a coroação de um trabalho feito a muitas mãos, com muito empenho e compromisso dos professores, orientadores, da equipe de monitoria pedagógica e administrativa e daqueles que foram os educandos deste processo, embora em um processo como este todos nós nos eduquemos e nos reeduquemos.

A obra foi dividida em seções temáticas com o objetivo de melhor organizar os textos por assunto aos leitores. Além disso, os textos não estão em sua íntegra, por uma questão de logística de publicação. Assim, foram feitas apresentações e editorações de seções por profissionais da temática, a maioria, ex-professores/as e orientadores/as do curso, sendo as editorações realizadas com a prévia autoriação dos autores, tanto para que tivessem seus textos editados como para que tivessem seus textos publicados.

A Coletânea Uniafro: Práticas Pedagógicas em Educação para as Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica é uma ação afirmativa proposta pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal do Acre como forma de registro de uma parte do histórico da política de promoção de igualdade racial desta instituição.

Confira a Coletânea:

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