Projeto Educação para as Relações Étnico-Raciais (SEPPIR)

Oprojeto “Educação das Relações Étnico-Raciais no Contexto das Escolas Regulares, dos Conselhos Tutelares e do Sistema Socioeducativo do Estado do Acre com foco nas Leis 10.639/2003 e no Estatuto da Igualdade Racial” apelidado internamente como “Projeto Seppir” foi contemplado pelo edital n.° 04/2018 em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD través do MINISTÉRIO DA MULHER, DA FAMÍLIA E DOS DIREITOS HUMANOS, dentro do Projeto BRA/15/010 – Fortalecimento e Expansão do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Devido às especificações e aos quesitos do edital o projeto é executado através da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal do Acre – Fundape/Ufac. O projeto mesclou pesquisa, formações para professores, oficinas com estudantes e uma publicação como forma de registro e devolução dos resultados do projeto para as escolas e instituições envolvidas. Um quesito de inovação foi a contemplação do Sistema Socioeducativo e dos Conselhos Tutelares nas ações realizadas pelo projeto. 

O Projeto tem o propósito de discutir e desenvolver um olhar sensível sobre as histórias africanas, afro-brasileiras e indígenas. Com o objetivo de demonstrar o quanto precisamos buscar, investigar e conhecer mais sobre África, Brasil e Povos indígenas, de forma a valorizar e proporcionar o fortalecimento identitário, o conhecimento histórico de que diferentes lutas e Movimentos impulsionam a sensibilidade humana. Durante o segundo semestre de 2019 foram efetivadas as atividades nas instituições, alcançando um total de 5.201 pessoas mais diretamente na cidade de Rio Branco, da seguinte forma:
- 62 formações com professores e funcionários em 20 instituições;
- 68 oficinas com estudantes – em 20 instituições.
O projeto se encontra agora em retomada das atividades para finalização da análise das informações coletadas após as formações, oficinas e produção dos professores para organização e finalização da publicação que deve acontecer até dezembro de 2020.