Educação Huni Kui: saberes, identidades e currículo

Esta dissertação partiu do objetivo de compreender as práticas culturais do povo Huni Kuĩ e como se articulam com a educação escolar indígena através do uso de seus saberes, linguagem e organização curricular. Desse modo, a abordagem teórica utilizada partiu da antropóloga Weber (2006), da historiadora Almeida (2010), do pedagogo Dalmolin (2004), do filosofo Derrida (1973), do linguista Kaxinawá (2014), Moita Lopes (2016) e Fazenda (1994). A metodologia aqui utilizada é de abordagem qualitativa, partindo de uma revisão bibliográfica. Por isto, o primeiro passo foi fazer um levantamento bibliográfico do que já foram produzidos sobre as escolas Huni Kuĩ. Após este levantamento bibliográfico foi selecionado os principais textos, visando alcançar os objetivos propostos nesta dissertação. Em primeiro lugar foi estudado os conteúdos relacionados à Educação Huni Kuĩ e na sequência os relatórios dos professores indígenas e, por último a influência da educação no desenvolvimento das comunidades Huni Kuĩ. Nesse sentido, pensando a experiência de autoria e o protagonismo deles. A presente dissertação foi organizada em quatro seções, sendo a primeira a que aborda a contextualização histórica até a conquista da educação intercultural, bilingue e rizomática pelos povos Huni Kuĩ; a segunda tem como objetivo central de destacar os avanços conquistados na implementação da escola indígena Huni Kuĩ e de que forma a escola tem auxiliado no fortalecimento da identidade; a terceira está organizada em analisar á Base Curricular Huni Kuĩ e a quarta foi articulada a partir das traduções interculturais dos materiais produzidos pelos professores indígenas Huni Kuĩ.  Por fim, nas considerações finais, observamos que a educação indígena Huni Kuĩ apresenta a partir das perspectivas intercultural, bilingue, transdisciplinar, centralizada nas necessidades e reivindicações das comunidades indígenas. Nesse sentido, a “Base Estadual Comum Curricular Huni Kuĩ” – BECCH apresentou a interculturalidade foi percebida em toda a base, pois os povos indígenas Huni Kuĩ trabalham as diferenças dos outros povos indígenas do/no Acre.