Projeto realiza ensaio fotográfico com 20 gestantes

publicado: 05/07/2018 10h46, última modificação: 05/07/2018 10h52
Projeto realiza ensaio fotográfico com 20 gestantes.jpg

A Universidade Federal do Acre (Ufac), por meio do projeto de extensão “Grupo das Flores”, conduzido interinamente pela professora Andréia Brilhante, junto com alunos da disciplina Práticas Integradas em Saúde Coletiva, realizou nessa quarta-feira, 4, um ensaio fotográfico com 20 gestantes.

O objetivo da ação é fazer uma integração entre ensino, extensão e serviços de saúde. “Nossa intenção é fomentar o centro de saúde Dr. Mário Maia, localizado no bairro Cidade Nova, para que esse grupo de gestantes seja auxiliado com informações sobre cuidados durante a gestação e no pós-parto”, disse Andréia.

Essa é sua primeira edição do projeto, do qual fazem parte, além dos alunos de Saúde Coletiva da Ufac, a equipe de enfermagem e agentes comunitários do centro, que fazem o recrutamento das gestantes para participar do “Grupo das Flores”.

São realizados encontros com a participação de profissionais especializados em saúde da mulher, nos quais ocorrem conversas com o objetivo de instruir as gestantes sobre cuidados na gravidez.

Para Rayane Lopes, que participou do ensaio fotográfico, é uma oportunidade de realizar um sonho. “Há muitas grávidas com esse desejo de fazer um book, mas não têm condições”, comentou. “Quando engravidei pela primeira vez, eu quis fazer, mas não pude. Agora estou tendo a oportunidade de registrar este momento tão especial para mim.”

(Roseane Dantas, estagiária Ascom/Ufac)