Nota de Repúdio

publicado: 15/06/2020 15h56, última modificação: 15/06/2020 15h56

A Ufac repudia qualquer tentativa de desqualificação, sem exame minucioso e com referências meramente opinativas, do trabalho de professores e alunos que, voluntariamente, participam do projeto de extensão Disque Coronavírus, do curso de Medicina.

O serviço não é de telemedicina; trata-se de um tira-dúvidas que orienta consulentes de acordo com protocolo amplamente discutido pela classe médica e validado por órgãos representativos, como o Comitê de Prevenção e Contenção da Covid-19 da Ufac e a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Disque Coronavírus é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e o Telessaúde Acre. Sob supervisão de professores de Medicina, acadêmicos do curso esclarecem dúvidas referentes à pandemia da covid-19 e, em casos sintomáticos, orientam quanto a gravidade e risco, indicando o fluxo adequado.

A Ufac considera esse um relevante serviço, consistindo numa das providências emergenciais de instituições para o enfrentamento do novo coronavírus e colocando o salvamento de vidas em primeiro lugar. Por isso, a universidade agradece o empenho heroico de alunos e professores, manifestando indignação diante de tentativas que colocam em suspeição e atrapalham um trabalho cujo objetivo é somar forças no combate à pandemia da covid-19.

Números do Disque Coronavírus

Total de chamadas: 8.097