Notícias

Comunicado: Prograd

publicado: 22/03/2024 14h42, última modificação: 22/03/2024 14h42
Serviços prestados durante greve dos técnico-administrativos

Considerando o processo administrativo 23107.006358/2024-39, pelo qual o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau do Acre (Sintest-AC), comunicou à administração superior a deflagração de greve em adesão ao movimento nacional da categoria, a partir de 11 de março de 2024, bem como a necessidade do estabelecimento dos serviços essenciais e inadiáveis, conforme preconiza a legislação vigente.

Considerando o processo administrativo 23107.007134/2024-44, que versa sobre o entendimento do comando local de greve quanto aos serviços essenciais, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) definiu a essencialidade dos seguintes serviços: edital Sisu apenas até a finalização dos procedimentos da 1ª chamada e processos relacionados ao pagamento de bolsas Diafac.

A Prograd reconhece a legitimidade do direito fundamental à greve, em respeito aos valores democráticos e constitucionais, assim como reforça a importância dos servidores técnico-administrativos em educação (TAEs) para o funcionamento da instituição e para a qualidade da prestação de serviços à sociedade.

Ante o exposto, em função da livre adesão ao movimento grevista dos servidores TAEs, a Prograd comunica que manterá apenas as atividades essenciais estabelecidas pelo comando local de greve e outras atividades na medida em que estas forem autorizadas. Comunica que processos relacionados à folha de pagamento, autorização de colação de grau em caráter especial, pagamento de bolsas e demandas judiciais terão prosseguimento normal.

Os processos acerca de outras solicitações, não compreendidas no rol das atividades essenciais, ficarão aguardando o retorno dos servidores TAEs, ao fim da greve. Todas as demais atividades estão temporariamente suspensas, por tempo indeterminado, inclusive o cronograma de ações do processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Ufac via Sisu e o processo seletivo para preenchimento de vagas residuais para o 1º semestre de 2024.

Após o fim da greve, as atividades serão retomadas, com divulgação de novas datas. Portanto, a Prograd solicita à comunidade acadêmica e à sociedade que acompanhe os comunicados divulgados nos canais oficiais da instituição. No período em que a greve durar, solicitações urgentes e inadiáveis devem ser encaminhadas ao e-mail prograd@ufac.br para posterior encaminhamento e apreciação do comando local de greve.