Site cadastra passaporte vacinal de alunos para acesso à Ufac

publicado: 02/02/2022 12h38, última modificação: 18/11/2022 16h24
020220222.jpeg

A Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e com apoio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), disponibiliza o sistema de cadastro do passaporte vacinal, exclusivo para estudantes, a partir desta terça-feira, 2. O objetivo é operacionalizar a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação contra covid-19 para o acesso ao ambiente universitário e às atividades acadêmicas presenciais na Ufac.

A obrigatoriedade de apresentação do passaporte vacinal foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consu) em 16 de dezembro de 2021, por meio da resolução n.º 65/2021, que exige o esquema vacinal completo, ou seja, as duas doses mais a dose de reforço. Nos casos de vacinação incompleta, o discente terá 30 dias após o início do período letivo presencial para regularizar sua situação vacinal.

Os documentos que comprovam a vacinação podem ser a carteira de vacinação digitalizada ou um PDF do comprovante de vacinação do aplicativo Conecte SUS. Segundo a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, a criação do sistema foi motivada a partir do constante diálogo entre a Prograd e os coordenadores de cursos, juntamente com o NTI.

“Neste momento encerramos o primeiro semestre de 2021 e vamos iniciar, em 10 de fevereiro, o período letivo complementar de apenas 30 dias. Algumas disciplinas serão ofertadas no formato híbrido, ou seja, algumas atividades serão desenvolvidas de forma presencial na universidade”, disse Ednaceli. “Considerando que o aluno terá que frequentar o ambiente universitário para desenvolver essas atividades acadêmicas, é necessário que ele comprove que completou o esquema vacinal.”

Os estudantes com contraindicação da vacina contra a covid-19 também terão que comprovar sua situação, mediante apresentação de atestado médico. Caberá à coordenação do curso acessar o sistema de passaporte vacinal, no ato da matrícula curricular, deferir ou não o acesso dos estudantes ao ambiente universitário e às atividades acadêmicas presenciais na universidade.

Será possível anexar a comprovação vacinal por meio do sistema, cujo acesso ocorre com a IdUfac — Sistema de Gestão de Identidade Virtual da Ufac, serviço que fornece a criação de uma credencial única (usuário e senha) para acesso e utilização de todos os serviços de tecnologia da informação e comunicação da Ufac.