O que são vagas residuais?
São aquelas decorrentes do desligamento de estudantes em virtude de jubilamento, falecimento, desistência, transferência para outras instituições de ensino superior, remanejamento interno, reopções e aquelas que não forem preenchidas no processo seletivo de ingresso primário.

Quem pode se candidatar às vagas residuais?
Alunos de outras instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, devidamente credenciadas por órgão competente no país; alunos de outros campi da Ufac e portadores de diploma de nível superior.

Quais são as modalidades de inscrição nas vagas residuais?
1. Transferência voluntária externa para o mesmo curso;
2. Remanejamento;
3. Transferência voluntária externa para curso da mesma área de conhecimento;
4. Reopção para curso da mesma área de conhecimento;
5. Reopção para qualquer curso;
6. Ingresso de graduados.

Há ordem de prioridade no preenchimento das vagas?
Sim, conforme sequência informada na resposta acima.

O que é transferência voluntária externa para o mesmo curso?
É a transferência de aluno ativo vinculado a instituição de ensino superior nacional ou estrangeira, devidamente credenciada e de curso autorizado pelo órgão competente para o mesmo curso, desde que tenha integralizado no mínimo 15% e no máximo 70% da carga horária total do curso de origem.

O que é remanejamento?
É a transferência interna para o mesmo curso regular entre os campi da Ufac.

O que é transferência voluntária externa para curso da mesma área de conhecimento?
É a transferência de aluno de curso considerado da mesma área de conhecimento de outras instituições de ensino superior, nacionais ou estrangeiras, devidamente credenciadas, e de curso autorizado pelo órgão competente, desde que tenha integralizado no mínimo 15% e no máximo 70% da carga horária total do curso de origem.

O que é reopção para curso da mesma área de conhecimento?
Para alunos de outros cursos da Ufac considerados da mesma área de conhecimento, desde que tenham integralizado no mínimo 15% e no máximo 50% da carga horária total do curso de origem e que não tenham sido beneficiados com remanejamento ou reopção.

O que é reopção para qualquer curso?
Para alunos de outros cursos da Ufac, desde que tenham integralizado no mínimo 15% e no máximo 50% da carga horária total do curso de origem e não tenham sido beneficiados com remanejamento ou reopção.

O que é ingresso de graduados?
São diplomados em curso superior da mesma área de conhecimento, para obtenção de novo título ou nova habilitação, considerando a afinidade curricular.

Como é feita a seleção para as vagas residuais?
As vagas residuais são providas por meio de seleção própria realizada em duas etapas: a primeira etapa, de caráter eliminatório, consiste na análise de documentos anexados no ato da inscrição; a segunda etapa, de caráter eliminatório e classificatório, é realizada somente quando o número de candidatos classificados na primeira etapa, por modalidade de ingresso, for superior ao número de vagas ofertadas no curso e consiste na análise da média aritmética ou em prova objetiva.

Todos os candidatos fazem a prova objetiva?
Não. A prova objetiva ocorre quando o número de candidatos habilitados na primeira etapa for superior a 30, por período, e versa sobre conteúdos definidos por comissão específica.

Quando e como é realizada a análise da média aritmética?
A utilização da média aritmética é feita quando o número de candidatos for superior ao número de vagas ofertadas no curso, por período, até o limite de 30 candidatos. Para a média aritmética são utilizadas as notas obtidas pelo candidato nas disciplinas cursadas na instituição de ensino superior de origem, excetuando aquelas em que, no histórico, conste somente o aproveitamento de estudos.

Quando ocorre a seleção?
A seleção é feita semestralmente, conforme previsão no calendário acadêmico.

Os candidatos podem concorrer às vagas disponíveis em qualquer período?
Não. Os candidatos que se enquadrarem nas modalidades de concorrência por transferência voluntária externa para o mesmo curso e transferência voluntária externa para curso da mesma área de conhecimento, para inscrição em determinado período, devem observar o percentual mínimo e máximo da carga horária integralizada no curso de origem. Já os candidatos que se enquadrarem nas modalidades de concorrência por remanejamento, reopção para curso da mesma área de conhecimento, reopção para qualquer curso e ingresso de graduados podem concorrer às vagas ofertadas em qualquer período disponível.

Como é feito o cálculo do percentual de carga horária integralizada no curso de origem?
Para realizar o cálculo do percentual de carga horária integralizada no curso de origem, o candidato deve multiplicar a carga horária total das disciplinas cursadas por cem e dividir pela carga horária total do curso de origem.

Candidato com a matrícula trancada pode se inscrever no edital?
Pode, desde que, na declaração de vínculo com a instituição e no histórico, informe que trancou o curso, mas ainda tem vínculo com a instituição.

O Restaurante Universitário (RU) vai voltar com três refeições: café da manhã, almoço e jantar?
Sim.

O preço para estudantes será o mesmo de antes da pandemia da covid-19: R$ 1,00?
Sim.

Onde será realizada as vendas dos tíquetes?
Na sala da antiga xerox, quase em frente ao RU, no corredor do bloco Jorge Kalume.

O tíquete comprado antes da paralisação das atividades ainda será aceito?
Sim, desde que as informações com nome do estudante ou servidor e o tipo de refeição estejam legíveis.

O estudante poderá entrar sem a carteira estudantil?
Sim, até 20 de abril de 2022 será aceita a entrada de estudantes portando qualquer documento com foto mais o tíquete.

Onde serão feitas as carteiras estudantis (carteirinha do RU)?
As carteiras serão emitidas na sala Pedro Martinello, no Centro de Convenções, até 1 de abril de 2022; após isso a emissão será feita on-line.

O sistema de serviço de alimentação do RU ainda será self-service?
Não, os pratos serão servidos por funcionários terceirizados do RU para reduzir risco de contaminação.

A documentação para concorrer aos editais de bolsas e auxílios poderá ser reaproveitada?
Não, pois a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proaes) iniciará um novo banco de dados dos estudantes.

A documentação voltará a ser entregue presencialmente, de forma impressa?
Não, com a pandemia da covid-19 houve adequação do processo à modalidade on-line e esse formato será mantido com os envios de documentos sendo realizados pela plataforma de bolsas e auxílios da Proaes.

As bolsas e os auxílios serão renovados?
Não, as bolsas e os auxílios estão nos editais publicados no site da Ufac.

Quando as bibliotecas irão abrir?
As bibliotecas universitárias, campus-sede, em Rio Branco, e campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, estão abertas ao público desde 21 de março.

Quais são os horários de funcionamento?
As bibliotecas universitárias funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 21h; aos sábados, das 7h às 12h.

Pessoas sem vínculo com a Ufac podem utilizar as bibliotecas?
Ambientes de estudo, salão de estudo e sala de estudo individual são abertos à comunidade externa. Porém, o Laboratório de Informática e o empréstimo de obras são restritos à comunidade acadêmica da Ufac.

Será necessário agendamento para realizar empréstimo e devolução?
Não será necessário agendamento para realização desses serviços. Contudo, nesse período o acervo da biblioteca estará fechado para consulta. O usuário que deseja realizar empréstimo terá que fazer consulta através do catálogo de obras eletrônico, anotar a localização da obra no acervo e apresentá-la ao atendente da biblioteca, que fará a busca.

Quem pode realizar empréstimos de material bibliográfico nas bibliotecas da Ufac?
Usuários regulares: professores (efetivos e substitutos), estudantes de graduação e pós-graduação e funcionários técnico-administrativos.

Usuários regulares podem realizar empréstimo de quantos livros e por quanto tempo?
Alunos e técnico-administrativos: empréstimo de cinco livros por vez, pelo prazo de dez dias, com renovação pelo mesmo período. Professores: empréstimo de cinco livros por vez, pelo prazo de 15 dias, com renovação pelo mesmo período. 

Por onde é feita a renovação de obras emprestadas?
A renovação de obras pode ser realizada através dos portais do Professor e do Aluno ou no balcão de atendimento das bibliotecas.

Como funciona a cobrança de multa por atraso?
A quantidade de dias em que o usuário passar em atraso é a quantidade de dias que passará sem poder realizar empréstimo.

O que fazer em caso de perda, roubo, furto ou danos a obras sob responsabilidade do usuário?
As obras perdidas ou danificadas deverão ser substituídas pelos usuários, mediante acordo com a administração da Biblioteca Central. Em caso de roubo ou furto de material sob a responsabilidade do usuário, não será aceito Boletim de Ocorrência para efeito de dispensa da reposição do material bibliográfico, assim como do pagamento de multa por atraso de devolução, se houver.

Quais serviços ofertados pelas bibliotecas são realizados de modo on-line?
Os serviços on-line são elaboração de ficha catalográfica, geração de documento de “nada consta”; esses serviços são solicitados através dos e-mails: serviços.bcentral@ufac.br (Biblioteca Central) e serviços.bfloresta@ufac.br (Biblioteca Setorial de Cruzeiro do Sul). Além disso, a consulta ao acervo de obras físicas é realizada em página da biblioteca no site da Ufac ou através dos portais do Aluno e do Professor.

Como ter acesso ao conteúdo integral do Portal de Periódicos da Capes?
O conteúdo disponibilizado por esse serviço pode ser pesquisado pela comunidade acadêmica via conexão com a rede Wi-Fi da Ufac. Se estiver fora da universidade, utilize acesso autenticado via Comunidade Acadêmica Federada

Aluno da Ufac pode realizar empréstimo de livros na biblioteca escolar do Colégio de Aplicação ou em biblioteca de outro campus?
Não. Os empréstimos são permitidos apenas para a biblioteca em que o curso do aluno está vinculado.