Estrutura Curricular
O curso de Licenciatura em Física EaD da UFAC segue as diretrizes curriculares do CNE, organizando-se em três eixos fundamentais:
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Formação Específica: Abrange os conteúdos essenciais da Física, garantindo uma base teórica e prática sólida. Esse eixo inclui disciplinas como Física Geral, Física Moderna e Matemática, proporcionando ao estudante um conhecimento aprofundado na área.
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Formação Complementar: Permite ao aluno expandir suas competências por meio de disciplinas interdisciplinares e especializadas. Esse núcleo pode incluir conteúdos relacionados a Biologia, Química, Tecnologia e outras áreas que ampliem a aplicabilidade do conhecimento físico no mercado de trabalho.
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Formação Livre: Oferece flexibilidade para que o estudante personalize sua formação de acordo com seus interesses e necessidades profissionais. Esse eixo possibilita a escolha de disciplinas adicionais, estágios e projetos que complementem a trajetória acadêmica.
O currículo do curso é estruturado em dois grandes núcleos:
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Núcleo Comum: Composto por 1.380 horas, é compartilhado entre os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física. Inclui disciplinas fundamentais de Física e Matemática, essenciais para a definição do perfil profissional do físico.
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Núcleo Profissionalizante: Contempla conteúdos especializados e avançados, permitindo que o aluno desenvolva sua identidade profissional. Esse núcleo pode seguir um modelo tradicional de licenciatura em Física ou incorporar conhecimentos interdisciplinares, alinhados às demandas do mercado e ao interesse do estudante.
Essa estrutura curricular visa garantir uma formação ampla e flexível, preparando o licenciado para atuar no ensino de Física e em áreas correlatas, sempre em sintonia com a evolução científica e tecnológica.
As aulas práticas em maioria serão realizadas nos polos regionais, onde serão montados laboratórios nas disciplinas de Física e de Informática. Nestas aulas é obrigatória a presença do aluno em 75% das atividades.
Mais informações sobre as ementas das disciplinas no Projeto Político Pedagógico do curso.