I Semana de Letras Libras
Com o tema “O bilinguismo e o ensino de Libras”, o curso de Letras Libras realizou, entre os dias 16 e 19 de junho, a 1ª Semana de Letras Libras na Universidade Federal do Acre (UFAC). O evento contou com a participação ativa da comunidade acadêmica e de membros da comunidade externa. A abertura ocorreu no anfiteatro Garibaldi Brasil, às 8h do dia 16.
A Semana teve como foco central a discussão sobre a educação de surdos e o bilinguismo, respeitando as línguas em contato: Libras e português. As mesas-redondas promoveram reflexões importantes sobre a história da educação de surdos no Acre, desde a educação básica até o ensino superior, culminando com a criação do curso de Letras Libras na UFAC.
A palestra de abertura foi ministrada pela professora Shirley Vilhalva, referência nacional na educação de surdos, com mais de 30 anos de atuação no Mato Grosso do Sul, incluindo seu trabalho atual com indígenas surdos. Em sua fala, Vilhalva abordou o bilinguismo e as complexidades do estudo de línguas em contextos educacionais inclusivos.
O evento contou ainda com a participação da professora Sueli de Fátima Fernandes, coordenadora do curso de graduação em Letras Libras da Universidade Federal do Paraná (UFPR), responsável pela palestra de encerramento, na qual tratou do ensino do português como segunda língua para pessoas surdas.
Segundo o professor Alexandre Melo de Sousa, a realização da Semana representou "uma oportunidade de suma importância para a comunidade surda e para a comunidade acadêmica, por se tratar do primeiro evento vinculado ao curso de Letras Libras. Com os debates, conseguimos enriquecer a construção do conhecimento e a valorização da cultura surda no Brasil e no Estado do Acre em especial."