TCC
O Trabalho de Conclusão de Curso é um componente curricular obrigatório para a conclusão da Licenciatura em Letras Libras. As pesquisas desenvolvidas pelos discentes, sob a orientação de um dos docentes do curso, devem estar relacionadas a uma das temáticas a seguir:
- 
Descrição da Língua Brasileira de Sinais
 - 
Aquisição da Linguagem (L1 ou L2)
 - 
Educação Bilíngue para Surdos
 - 
Educação Especial e Educação Inclusiva
 - 
Variação Linguística em Língua Brasileira de Sinais
 - 
Português como Segunda Língua para Surdos
 - 
Processos de ensino-aprendizagem de Libras como L1 ou L2
 - 
Processos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa escrita (L2)
 - 
Alfabetização e Letramento para a Escrita de Sinais
 - 
História, Cultura, Identidade, Políticas educacionais e Políticas linguísticas relacionadas ao Surdo e à Educação de Surdos.
 
O trabalho final, após apresentação e aprovação, deverá ser entregue à Coordenação do Curso de Licenciatura em Letras Libras em português escrito ou em Libras (formato vídeo), observando obrigatoriamente:
1) Atendimento às normas técnicas vigentes (Consulte aqui);
2) Inclusão da ficha catalográfica (Consulte aqui).
2024 | 
|
| 109 | 
 Aquisição tardia da Libras: uma revisão bibliográfica Hilda Elisama de Lima Ferreira Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 108 | 
 Inclusão de alunos surdos com autismo na Educação Básica: uma revisão de literatura Prof. Ms. Fabiano Sales de Aguiar  | 
| 107 | 
 Acessibilidade linguística: análise do acesso aos museus de Rio Branco - Acre Netelen Taís Pereira Barbosa Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 106 | 
 Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 105 | 
 Os traços de interlíngua presentes na escrita de português dos surdos Giovanna Isabelle Fernandes Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 104 | 
 Toponímia em Libras: sinais referentes a espaços de convivência da Universidade Federal do Acre Dhenniky Emanuely Portela da Costa Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 103 | 
 Traços identitários dos professores surdos no Curso de Letras Libras da Ufac Cyntia Caroline dos Santos Costa Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 102 | 
 Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 101 | 
 Interação dos surdos de Brasiléia com os surdos de Cobija: relações na região de fronteira Orientador: Prof. Me. Lucas Vargas Machado da Costa  | 
| 100 | 
 Prof. Ms. Fabiano Sales de Aguiar  | 
| 99 | 
 Iasmim Araújo da Silva Orientadora: Prof. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo  | 
| 98 | 
 Isabella Torres Barbosa Orientadora: Prof. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo  | 
| 97 | 
 Melívia Felix Nascimento Orientadora: Prof. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo  | 
| 96 | 
 Luana Beatriz do Nascimento Cordeiro de Souza Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
2023 | 
|
| 
 95  | 
 Maria Regiane da Paixão Kaxinawá Sara de Sousa Meneses Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 
 94  | 
 Os desafios do tradutor intérprete em Rio Branco Acre: uma análise bibliográfica Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira  | 
| 
 93  | 
 Marcelo Andrade da Silva Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 
 92  | 
 Sexualidades e surdez: uma análise bibliográfica relacionada às identidades Diogo de Moura Calixto Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 
 91  | 
 Estratégias de comunicação de surdos com ouvintes não-sinalizantes em Rio Branco Selmir Garcia Bezerra Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 
 90  | 
 Proposta didática: Jogo da memória dos sinais de emoções Jhuly Kezia Ferreira de Oliveira Maria Daniele Bezerra das Chagas Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 
 89  | 
 Dayana Moreira Menezes Uszacki Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 
 88  | 
 A influência das religiosidades nas identidades sexuais de pessoas surdas: um estudo de caso Késia de Souza Miranda Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 
 87  | 
 Gabriela Ferreira de Oliveira Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 
 86  | 
 Antônia Silva do Nascimento Dinarte Sara Ferreira de Lima Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 
 85 
 | 
 Vida do coda: nascer no silêncio, crescer bilíngue e viver como intérprete? Ariele Michelle Medeiros de Souza Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 
 84  | 
 Orientadora: Profa. Dra. Vívian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 
 83  | 
 Descrição e análise bibliográfica de textos científicos referentes à produção de sinais caseiros Yslaine Cristina Alves Almeida Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 
 82  | 
 O artista surdo nas telenovelas brasileiras: visibilidade ainda que tardia Maria Alessandra dos Santos Oliveira Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira  | 
| 
 81  | 
 A lenda da Cobra Grande da Gameleira em Libras como proposta didática de material bilíngue Robelia Azevedo Camelo Rosilene Gomes dos Santos Rodrigues Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 
 80 
 | 
 A iconicidade em sinais de animais da fauna amazônica Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 
 79 
 | 
 Estágio Supervisionado I: enfrentamentos diante do ensino remoto emergencial Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Esteves Bezerra  | 
| 
 78 
 | 
 Imaginário sobre surdez no conto Patinho Surdo Aline Ferreira da Silva Orientadora: Profa. Dra. Aline Suelen Santos Sabatini  | 
| 
 77 
 | 
 Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 
 76 
 | 
 Teonímia em Libras: análise motivacional dos sinais que nomeiam os orixás do candomblé Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 
 75 
 | 
 Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 
 74  | 
 Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Esteves Bezerra  | 
| 
 73 
 | 
 Vitória Aline Souza dos Santos Orientadora: Profa. Dra. Maria de Lourdes Esteves Bezerra  | 
| 
 72 
 | 
 Pamela Patricia Ferreira Carneiro Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 
 71 
 | 
 As metodologias utilizadas pelo professor no ensino de português escrito de um aluno surdo Gleicivania Silva Neri Rodrigues Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 
 70 
 | 
 As características das narrativas de produções de alunos surdos do Ensino Fundamental Emily Souza Rodrigues Jerliane de Oliveira Martins Orientadora: Profa. Dra. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 
 69 
 | 
 Érica Alves da Silveira Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 
 68 
 | 
 Surdos e o cinema: acessibilidade ainda a ser conquistada Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira  | 
| 
 67 
 | 
 Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 
 66 
 | 
 Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 65 | 
 Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
2022 | 
|
| 64 | 
 Análise fonomorfológica do léxico da libras: campos semânticos das tecnologias e da legislação Maria do Socorro Mourão de Medeiros Souza Orientador: Prof. Me. Israel Queiroz de Lima  | 
| 
 63  | 
 Flip book em libras: uma proposta didática para o Ensino Fundamental II Julianderson Gonçalves de Oliveira Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira  | 
| 
 62 
 | 
 Orientadora: Profa. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo  | 
| 
 61  | 
 Leandra Souza Jorge Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 60 | 
 Filhos ouvintes e pais surdos: uma análise multimodal do filme “Coda: no ritmo do coração” Orientadora: Profa. Dra. Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira  | 
| 59 | 
 Carine de Souza Patrício Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 58 | 
 Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 57 | 
 Weliton Lima de Souza Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 56 | 
 Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 55 | 
 Orientador: Prof. Me. Israel Queiroz de Lima  | 
2021 | 
|
| 54 | 
 Toponímia em Libras das Escolas de Rio Branco (AC) Utemara Cristina e Silva Paiva Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 53 | 
 Densidade lexical em produções textuais de alunos surdos Thalya Samara do Vale Monteiro Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 52 | 
 Gênero textual História em Quadrinhos: uma proposta de ensino do português para alunos surdos Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 51 | 
 Orientadora: Profa. Ma. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 50 | 
 Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 49 | 
 A configuração morfológica da categoria lexical verbo em libras: um estudo contrastivo entre o livro didático “Libras em Contexto” e a gramática descritiva “Língua de sinais brasileira – estudos linguísticos” Rosicléia Bastos do Nascimento Gomes Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 48 | 
 Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 47 | 
 Antroponímia em libras: análise dos sinais-nome atribuídos a ouvintes do Curso de Letras-Libras Ketlen Cristina dos Santos Oliveira Menezes Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 46 | 
 Recursos educacionais digitais para surdos: análise de vídeos bilíngues Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 45 | 
 Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 44 | 
 A relação entre a formação docente e a inclusão de alunos surdos no Ensino Superior Fábio Junior Pinheiro da Silva Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 43 | 
 Proposta didática para o trabalho com a leitura da lenda “Curupira surdo” e escrita de resumos com alunos surdos do 6º ano do Ensino Fundamental Elisângela Alves dos Santos Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 42 | 
 Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 41 | 
 As atribuições do professor bilíngue na educação municipal de Rio Branco Orientadora: Profa. Dra. Nina Rosa Silva de Araújo  | 
| 40 | 
 Educação Inclusiva e a inclusão escolar de alunos surdos no Brasil Fhayamma da Costa Acosta Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 39 | 
 Tratamento terminológico bilíngue libras-português no domínio da linguística: levantamento preliminar Alane Caroline Oliveira Silva e Lizziê Soares de Oliveira Primo Ferreira Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 38 | 
 A iconicidade da língua de sinais caseira de surdos do município de Porto Walter – AC Katriny Almeida Maia Orientadora: Profa. Ma. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 37 | 
 A inclusão do aluno surdo em uma escola do campo no município de Rio Branco-Acre Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
2019 | 
|
| 36 | 
 Educação bilíngue para surdos: do conceito à prática Orientadora: Profa. Ma. Cláudia de Souza Martins Lima  | 
| 35 | 
 Análise do processo de avaliação teórica do DETRAN/AC para obtenção da CNH por surdos Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 34 | 
 Língua Portuguesa para alunos surdos: que língua é essa? Maria Delcione Ferreira do Nascimento Orientadora: Profa. Dra. Aline Suelen Santos  | 
| 33 | 
 As gírias em libras: análise do vocabulário LGBT a partir das produções de Kitana Dreams Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima  | 
| 32 | 
 Neologismo em libras: sinais provisórios no 6º período no curso de medicina veterinária Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima  | 
| 31 | 
 As interfaces da formação continuada na Educação Especial no estado do Acre Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 30 | 
 Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 29 | 
 As metodologias de trabalho com aluno surdo em sala de AEE Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 28 | 
 Francisca Nires Ferreira de Oliveira Orientadora: Profa. Ma. Cláudia de Souza Martins Lima  | 
| 27 | 
 Estudo contrastivo da ordem sintática em três línguas: Libras, Português e Jaminawa Maria Aparecida Linhares de Souza Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 26 | 
 Análise contrastiva entre a língua Ka’apor de sinais e a Libras: aspectos morfológicos Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 25 | 
 A formação do professor do Atendimento Educacional Especializado para ensinar o aluno surdo Ellen Karine Mendonça de Araújo Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 24 | 
 O léxico no campo semântico "cores" em Libras: variação fonológica na perspectiva diatópica Elaine Cristina Peres da Silva Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima  | 
2018 | 
|
| 23 | 
 A (re)construção de sentidos sobre o sujeito surdo e a comunidade surda no livro didático Libras em Contexto Leoclice da Silva Sene Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 22 | 
 Morfologia e escrita de sinais Maria Isabel de Góes Ribeiro Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima  | 
| 21 | 
 O papel do tradutor intérprete de língua de sinais no Curso de Letras Libras da Universidade Federal do Acre - UFAC Idaianes Nunes Moreira Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima  | 
| 20 | 
 A disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura em Letras da Universidade Federal do Acre Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 19 | 
 A (re)produção de discursos heteronormativos no livro didático Libras em Contexto Orientador: Prof. Dr. Shelton Lima de Souza  | 
| 18 | 
 O ensino de português na modalidade escrita: a relação entre o professor ouvinte e o aluno surdo Angela Barbosa da Silva Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 17 | 
 As metodologias do ensino de Libras para alunos surdos Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 16 | 
 O processo histórico e político educacional do sujeito surdo: dos primeiros registros ao atendimento educacional especializado Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 15 | 
 A adaptação da lenda do Mapinguari como metodologia do ensino de libras para alunos surdos por meio da Literatura Surda Sandra Lemos de Oliveira Brito Orientadora: Profa. Esp. Ianele Vivianne Vital Pereira  | 
| 14 | 
 Causa da dificuldade enfrentada por discentes surdos no ensino superior: Compreensão da Língua Portuguesa escrita por surdos universitários Ercilia Barros dos Santos Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 13 | 
 A didática surda: o professor surdo diante do processo de ensino-aprendizagem no nível superior Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima  | 
| 12 | 
 Alunos surdos nas escolas regulares: inclusão ou exclusão? Amanda Cristina da Rocha Bader Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima  | 
| 11 | 
 Análise do uso das conjugações verbais nas produções textuais dos alunos surdos do Curso de Letras Libras da Ufac Ana Carolina Ferreira de Barros Orientador: Prof. Esp. Israel Queiroz de Lima  | 
2017 | 
|
| 
 10  | 
 Políticas públicas de educação inclusiva para o aluno surdo no Ensino Superior Lailinês Lima de Almeida Barbosa Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 
 9  | 
 Políticas públicas voltadas para a inclusão do aluno surdo no Ensino Fundamental Ariadney Simone Souza de Moraes Batalha Orientadora: Profa. Dra. Ademárcia Lopes de Oliveira  | 
| 
 8  | 
 Celpe-bras: uma proposta de proficiência em língua portuguesa para surdos Orientadora: Profa. Ma. Ivanete de Freitas Cerqueira  | 
| 
 7  | 
 Educação de surdos: análise de materiais didáticos de português como segunda língua para alunos surdos Orientadora: Profa. Esp. Ianele Vivianne Vital Pereira  | 
| 
 6  | 
 A difusão da língua brasileira de sinais no município de Rio Branco Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas  | 
| 
 5  | 
 O curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Acre: percurso histórico de criação Orientador: Prof. Dr. Alexandre Melo de Sousa  | 
| 
 4  | 
 Uma análise das propostas de ensino de língua portuguesa como segunda língua para surdos do Programa Nacional de Apoio à Inclusão de Surdos (MEC) Isabele Sant'Ana de Brito Raimunda Neide Araújo da Costa Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 
 3  | 
 Pedagogia surda: estudo sobre as metodologias do Projeto “Caminhos para o bilinguismo” na Escola Municipal Anice Dib Jatene, Rio Branco (AC) Maria Eulânia Pimenta do Nascimento Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 
 2  | 
 A importância do uso das imagens nos textos de língua portuguesa como segunda língua dos surdos Orientadora: Profa. Dra. Rosane Garcia Silva  | 
| 
 1  | 
 A história da educação dos surdos no Acre Orientadora: Profa. Ma. Vivian Gonçalves Louro Vargas  |