Notícias

III Colóquio de Literatura

publicado: 30/11/2023 09h15, última modificação: 11/12/2023 08h58
Literatura.jpg

A 3ª edição do Colóquio de Literatura, promovido pelo Programa de Extensão de Língua e Literaturas de Língua Inglesa (ELLI), acontece nos dias 4 a 8 de dezembro deste ano. Desta vez, o Colóquio discutirá a Literatura Queer, com debates concernentes à visibilidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros, Queers, Intersexuais, Assexuais, Pansexuais e Não-binários na contemporaneidade.

Segundo o Prof. Dr. Victor Santiago, coordenador do evento, a literatura é um poderoso meio de representação e debate das questões LGBTQIAPN+. Por meio das obras literárias, é possível explorar e compreender as experiências queer, desconstruir estereótipos prejudiciais, desafiar as normas sociais, refletir sobre nossa responsabilidade social e nos engajar ativamente na promoção da igualdade e do respeito para todas as pessoas. “É fundamental reconhecer a importância de criar espaços seguros e inclusivos para a expressão identidades entendidas como desviantes, além de promover a igualdade, o respeito e a justiça para todas as pessoas,” ressalta o professor.

A ação, que este ano acontecerá no formato híbrido, contará com especialistas e estudiosos sobre o assunto que discutirão de que forma é possível ampliar a compreensão, a aceitação e a inclusão das diferentes expressões de gênero, sexualidades, orientações sexuais e identidades de gênero presentes em nossa sociedade. A palestra de encerramento, “Queer Shakespeare” será proferida pelo Prof. Dr. Leonardo Bérenger, da PUC – Rio.

Inscrições podem ser feitas no local do evento, que acontecerá no auditório do CELA, na Universidade Federal do Acre (formato presencial) ou pelo link https://abre.ai/htmH

A participação no evento dará direito certificação de 25h.

Estão todos convidados.