“Racismo” e “linguagem” no “Novo” Ensino Médio de Rio Branco entre o público, privado e confessional
A presente pesquisa busca pensar, conforme dito no título, as categorias “racismo” e “linguagem” no chamado “Novo” Ensino Médio, tomando como configuração de análise tais categorias em escola privada confessional atualmente configurada como “público/privada” (convênio com o Estado). O recorte de análise se dá a partir de minha experiência docente (Larossa, 2018) enquanto regente dos componentes curriculares de Sociologia, Protagonismo e Pós-médio junto a instituição. A motivação espacial procede das observações, ensinamentos, inquietações, memórias e vivências minhas como docente, tidas no espaço e compostas pela interação com o corpo estudantil. Neste sentido visando nortear melhor delimitação da pesquisa em desenvolvimento, analisando como as categorias “racismo” e “linguagem” se apresentam e correlacionam no contexto de implementação do regime integral em uma unidade escolar “confessional” público/privada regida pelo dito “Novo” Ensino Médio.
EM ANDAMENTO!