Notícias

Curso da Ufac cria ponto de descarte de pilhas e baterias

publicado: 22/05/2019 16h02, última modificação: 18/11/2022 16h09
fotocapaecoponto.jpg

O curso de Engenharia Elétrica da Ufac montou um ecoponto para descarte de pilhas e baterias na coordenação do curso, aberta diariamente das 7h30 às 17h. 

“O descarte incorreto desse tipo de material representa um perigo real para a saúde do homem. Em sua composição, esses produtos carregam diversos elementos químicos, incluindo metais pesados com forte poder de contaminação para solos e água”, alerta o coordenador do curso, José Elieser de Oliveira Junior.

Por enquanto, todo o material recolhido é levado para o ecoponto montado no bairro Tucumã para o descarte correto ou reaproveitamento. A expectativa é transformar a iniciativa em projeto para conseguir estrutura de recebimento para outros tipos de material.

Curso da Ufac cria ponto de descarte de pilhas e baterias

A iniciativa, pensada no início do semestre letivo, partiu de uma necessidade identificada no próprio curso. “Antes de darmos início ao semestre, fizemos uma faxina no laboratório e identificamos, além de papel, a necessidade de descarte de muito material eletrônico”, lembrou uma das professoras do curso, Nadine Santos.

Estudante do 10º período do curso, Lucas Matheus Lima comentou que a demanda de descarte de pilhas e baterias é muito grande no curso devido ao uso de muitos aparelhos eletrônicos. “Conscientes do perigo desses materiais descartados livremente, resolvemos montar um ponto na Ufac para facilitar esse recolhimento não só para o nosso curso, mas para toda a comunidade acadêmica.”