Notícias

NAI da Ufac realiza encerramento do projeto Cine Inclusão

publicado: 03/12/2019 14h50, última modificação: 18/11/2022 16h10
031220198.jpg

O Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Ufac realizou o encerramento do Cine Inclusão, nesta sexta-feira, 29, no auditório do NAI. O projeto teve a finalidade de informar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre promoção da saúde, educação, cultura e inclusão social, a fim de garantir a acessibilidade atitudinal, comunicacional e pedagógica na universidade.

O Cine Inclusão teve oito encontros presenciais, os quais ocorreram de abril a novembro deste ano, na última sexta-feira de cada mês, com exibição de filmes no auditório do NAI. Os temas abordados foram autismo, deficiências visual, intelectual, múltipla, física, auditiva, altas habilidades e transtornos mentais. Após exibição dos filmes, houve espaço para discussão em formato de roda de conversa com participação de algum especialista no tema. 

A ideia surgiu a partir de levantamento do NAI que constatou casos de violação dos direitos de pessoas com deficiência, público-alvo da educação especial, e dos alunos que possuem necessidades pedagógicas específicas, em virtude de transtornos mentais, tudo por desconhecimento ou falta de empatia dos demais colegas de classe ou mesmo de professores. Por isso o projeto utilizou filmes e rodas de conversa para promover a melhoria das relações interpessoais e educacionais entre os envolvidos no processo inclusivo na Ufac.