Notícias

Seminário sobre residência pedagógica ocorre na Ufac

publicado: 17/12/2019 15h16, última modificação: 18/11/2022 16h11
171220191.jpg

A Ufac foi palco da 1ª edição do Seminário do Programa Institucional de Residência Pedagógica. O evento foi realizado nesta terça-feira, 17, no Centro de Convenções e reuniu autoridades, professores e estudantes residentes. 

“É uma satisfação muito grande notar esse auditório lotado e confirmar que, mesmo com todas as dificuldades impostas no decorrer deste ano, conseguimos manter a universidade viva, produzindo conhecimento e levando saber para a sociedade”, disse a reitora da Ufac, Guida Aquino. “Esse projeto é prova viva disso.” 

Novo, o programa de Residência Pedagógica é iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e integra a Política Nacional de Formação de Professores. “O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do aluno licenciando na escola de educação básica”, explicou a coordenadora institucional do programa na Ufac, Rosane Garcia.

Ao todo, mais de 300 alunos da Ufac foram selecionados para atuar durante 2019 como residentes em mais de 30 escolas da rede estadual de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Para participar do programa, o discente precisa estar matriculado em graduação de licenciatura, tendo concluído, no mínimo, metade do curso.  

“Diferente dos demais programas, como o Pibid [Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência], por exemplo, a Residência Pedagógica entende que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos habilidades e competências que permitam que realizem um ensino de qualidade nas escolas”, destacou a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno.  

O seminário teve como tema “Integração e Sociabilização de Saberes na formação Inicial e Continuada de Professores” e contou com a presença do professor convidado Wendell Florl de Faria (Universidade Federal de Rondônia).

Além da palestra de abertura do professor convidado, o evento contou com mesas-redondas, comunicações orais, exposição contínua de materiais e pôsteres.