Notícias
Ufac promove abertura da Semana Acreana de Filosofia

A Ufac realizou, por meio do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, a abertura oficial da Semana Acreana de Filosofia, evento que agregou a 9ª Semana de Filosofia, a 10ª Semana de Filosofia da Academia Acreana de Filosofia e a 5ª Semana de Filosofia da Faculdade de Teologia e Filosofia (Sinal), na noite de segunda-feira, 2, no anfiteatro Garibaldi Brasil.
“A pretensão é reunir estudantes, professores e professoras, tanto das instituições de ensino superior, quanto das escolas de ensino médio, numa semana de intensas atividades em defesa da filosofia e do seu ensino, ante os ataques sistemáticos aos saberes acadêmicos próprios das ciências humanas, entre os quais, a filosofia”, disse o coordenador do evento, professor João Lima.
“A filosofia, há mais de 26 séculos está presente na cultura ocidental, como uma ciência e um modo de vida indispensável à civilização contra a barbárie”, acrescentou Lima. “Em tempos de crise, a crítica se faz imprescindível; sem a filosofia e seu ensino, a humanidade não encontra razão de ser.”
Após a cerimônia de abertura, foi realizada a conferência “Em Defesa da Filosofia e do seu Ensino”, com o palestrante Adriano Correia Silva, professor de Ética e Filosofia Política da Universidade Federal de Goiás. O título da conferência foi o tema central da Semana Acreana de Filosofia.
“É uma reflexão crítica em defesa da filosofia como ciência e saber indispensável ao processo de emancipação humana e sobre a necessidade do seu ensino nos diferentes níveis de educação na básica e superior”, resumiu o palestrante.