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Ufac promove capacitação de monitores e tutores do NAI

publicado: 22/11/2019 13h59, última modificação: 18/11/2022 16h10
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A Ufac, por meio do Núcleo de Apoio a Inclusão (NAI), encerrou nesta quarta-feira, 20, mais uma turma no curso de Capacitação de Monitores e Tutores do NAI. O projeto visa aumentar os conhecimentos dos alunos tutores e monitores que prestam serviço de atendimento aos alunos com deficiência na Ufac.

Realizado em oito encontros presenciais, o curso abordou estratégias pedagógicas e a produção de materiais adaptados que facilitem o ensino e aprendizagem no âmbito acadêmico e promovam melhorias nas relações interpessoais. Entre os temas tratados estão: Panorama histórico da educação especial e educação inclusiva; Deficiência Visual; Deficiência Auditiva; Deficiência Física; Deficiência Intelectual; Transtorno do Espectro Autistas e Altas Habilidades. Cada encontro foi ministrado por parceiros do Núcleo e por especialistas na área da Educação Especial que atuam Ufac e em outras instituições do Estado e Município.

Segundo a técnica em Assuntos Educacionais da Ufac e coordenadora do projeto, Rauana Batalha, o curso foi desenvolvido com base em pedido dos próprios monitores e tutores, bem como pelo levantamento feito pelo NAI concernente ao atendimento de monitoria e tutoria oferecido aos alunos com deficiência da Ufac. “Identificamos a necessidade de formar estes bolsistas por meio de um curso específico, no intuito de tornar cada vez mais acessível e inclusivo o ambiente acadêmico”, disse Rauana.

“Considerando que a Universidade é um espaço aberto para lidar com as diferenças e deve promover ações que venham possibilitar a entrada e permanência dos alunos com deficiência, assim como promover o ambiente inclusivo, é que o Núcleo de Apoio à Inclusão tem o papel de criar e desenvolver cursos e outras atividades relevantes para viabilizar o processo de ensino/aprendizagem no ensino superior na perspectiva da educação inclusiva”, disse.

Ufac promove capacitação de monitores e tutores do NAI

O projeto para realização do curso foi baseado nas leis que fundamentam a Educação Especial, o Atendimento Educacional Especializado, a Acessibilidade e a Inclusão social de pessoas com deficiência, bem como nos conhecimentos pedagógicos teóricos e práticos utilizados por profissionais atuantes e experientes na área da Inclusão na Rede, tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior.

O curso foi idealizado pela técnica-administrativa Antonia Diniz e, desde sua primeira turma em 2015, já capacitou aproximadamente 300 alunos.