Notícias

VII Semana de Engenharia Elétrica debate Eficiência Energética

publicado: 26/11/2019 09h58, última modificação: 18/11/2022 16h10
261120191.jpg

A VII Semana de Engenharia Elétrica começou na manhã da segunda-feira, 25, no Teatro Universitário e segue até quarta-feira, 27. O evento, realizado pelos alunos de graduação do curso de Engenharia Elétrica da Ufac, tem como objetivo promover o debate e a troca de ideias sobre os desafios da área e as oportunidades do setor. 

Neste ano, o tema é Eficiência Energética e expectativa para o mercado de trabalho, duas questões fundamentais no mundo atual. “Esse tema é bem atual e importante. A Ufac, em parceria com o grupo Energisa, instalou usinas de energia solar (fotovoltaicas) no campus-sede e está com o projeto de eficiência energética, que pretende ser referência no Norte do Brasil”, diz a reitora da Ufac, Guida Aquino. 

O projeto de eficiência, desenvolvido pela Centro de Eficiência Energética do Acre (Ceeac), prevê a instalação, no campus de Rio Branco, de usina fotovoltaicas de 180 quilowatts-pico, a substituição de mais de 14 mil lâmpadas incandescentes por outras de LED, consideradas mais eficientes, além de monitorar o consumo em tempo real em todos os prédios do campus-sede. Essas medidas podem levar a uma economia entre 8% e 10% na conta de energia elétrica da universidade. 

O coordenador da semana, Roberto Chura Chambi, também falou da relevância da Semana de Engenharia Elétrica para troca de experiências entre profissionais e estudantes. “São nesses eventos que o alunos têm contato com o que está sendo produzido de tecnologia e com novas práticas profissionais”, acrescentou.

O evento conta com diversas palestras, minicursos e visitas técnicas voltados para os alunos de graduação, com foco no uso eficiente da energia elétrica e nas transformações do mercado de trabalho.