Ônibus da Ufac trará alunos de Medicina na Bolívia para o Acre

publicado: 09/04/2020 18h46, última modificação: 18/11/2022 16h15
Ônibus da Ufac trará alunos de Medicina na Bolívia para o Acre

Ônibus utilizado na 3ª Expedição Geográfica (2019)

A Ufac vai ceder um ônibus para que cerca de 80 acreanos que estudam Medicina nas cidades bolivianas de Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra possam voltar ao Acre. A ação conta com a parceria do governo do Estado e do Instituto Federal do Acre (Ifac). O veículo parte na manhã desta sexta-feira, 10, com destino a Corumbá (MS).

Como o Brasil, a Bolívia enfrenta dificuldades decorrentes da pandemia da covid-19 e suspendeu as aulas nas universidades, deixando alunos domiciliados no Acre sem condições de voltar ao Brasil. “Eles estão aflitos, longe de seus familiares, esperando para retornar”, considerou a reitora Guida Aquino.

Ela conta que o governo do Estado, atendendo a um pedido do deputado federal Alan Rick (DEM), vai providenciar a vinda dos estudantes de Corumbá para Rio Branco, contando com auxílio da Ufac.

“Não deixaremos de prestar nosso apoio ao grande parceiro, que é o governo do Estado, principalmente neste momento de enfrentamento da pandemia que assola o mundo”, acrescentou Guida. “O ônibus da Ufac está disponível para fazer o transporte desses acreanos. A Ufac, mais uma vez, cumpre seu papel social; acreditamos que, juntos, somos mais fortes.”

O governo do Estado cedeu os motoristas, pagará os custos da viagem e destacou policiais para garantir a segurança durante o trajeto. O Ifac também disponibilizou um ônibus.

“Sei que é um momento muito difícil que estamos enfrentando; por isso não poderia deixar de atender o pedido dessas famílias”, disse o governador Gladson Cameli. “Autorizei que o Estado custeasse o retorno desses estudantes para suas casas.”