Servidores de segurança pública dispõem de especialização via Ufac

publicado: 06/03/2020 19h04, última modificação: 18/11/2022 16h15
Ufac-especializacao.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou do lançamento do curso de pós-graduação lato sensu em Gestão do Sistema Penitenciário e Direitos Humanos. Serão oferecidas 300 vagas, sendo 200 para Rio Branco e cem para Cruzeiro do Sul. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira, 6, no gabinete da Reitoria.

Os servidores efetivos do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen-AC) com nível superior em qualquer área têm 85% das vagas; os servidores do Sistema Integrado de Segurança Pública (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto Socioeducativo), Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, com nível superior em qualquer área, contam com 15% das vagas.

Para a reitora, o curso é uma contribuição da Ufac para a área de segurança pública do Estado do Acre. “A universidade também tem o papel de ajudar no combate à violência e contribuir para a melhoria de vida da sociedade.”

A coordenadora da pós-graduação, Marisol de Paula Reis, destacou a regionalização do curso. “Sua concepção é toda voltada para área de fronteira e leva em conta a realidade do Acre, com professores de diversas disciplinas abordando problemas como saúde dos trabalhadores da segurança pública.”

De acordo com o presidente do Iapen-AC, Lucas Gomes, a especialização vai ajudar na melhoria dos serviços penitenciários oferecidos no Estado. “Os servidores qualificados poderão atender melhor o grande desafio que é trabalhar com uma população carcerária que, proporcionalmente, é a maior do país”, disse.

Para maiores informações, acesse a página do processo seletivo.