Ufac entrega recomendações sobre covid-19 a prefeitura e governo

publicado: 22/04/2020 16h59, última modificação: 18/11/2022 16h15
Ufac entrega recomendações sobre covid-19 a prefeitura e governo.jpg

O Comitê de Prevenção e Contenção da Covid-19 da Ufac, liderado pela reitora Guida Aquino, entregou ao governador do Estado, Gladson Cameli, à prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, e ao secretário Estadual de Saúde, Alysson Bestene, documento com atualizações das recomendações para enfrentamento da pandemia causada pela covid-19.

O encontro foi realizado no gabinete da Prefeitura de Rio Branco, mas os membros do comitê apresentaram os dados por meio de videoconferência na manhã desta quarta-feira, 22. As projeções foram feitas para a cidade de Rio Branco e para a região do Vale do Juruá. “A Ufac continua ajudando em várias frentes para que estas medidas apresentadas possam ser implementadas e mortes sejam evitadas no Estado”, disse Guida.

No relatório apresentado aos gestores públicos pelo presidente do comitê, Fernando de Assis, há projeções para a pandemia da covid-19 no Acre em diversos cenários. As projeções e estimativas foram calculadas através do modelo epidêmico SIR, que considera uma população fixa com apenas três compartimentos: sensíveis, S(t); infectado, I(t); e removido, R(t).

Os dados foram analisados por meio de um software, utilizando pacotes estatísticos para saúde, específicos para epidemias, e confrontados com uma calculadora epidemiológica desenvolvida por cientistas da Universidade de Brasília com membros do Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana de Saúde e Organização Mundial de Saúde. Essas projeções são baseadas, entre outras variáveis, no grau de distanciamento social, disponibilidade de leitos de enfermaria, leitos de UTI e número de infectados, que tem variabilidade diária.

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, contou que trabalha para diminuir danos da pandemia na capital acreana. “Trabalhamos em um plano de contingência com ações do Estado, com ações da prefeitura para a capital”, ressaltou. “Então já temos esse plano aprovado pelo comitê estadual e aprovado também pela instância municipal.”

O governador do Estado, Gladson Cameli, parabenizou a Ufac pelas ações de enfrentamento da pandemia. Ele também destacou a antecipação da colação de grau de 29 alunos do curso de Medicina da Ufac para ajudar no reforço de trabalhadores na área da saúde. “Parabenizo a reitora pela antecipação da colação de grau dos alunos de Medicina”, disse. “Esse era um pedido que faria à reitora, mas ela se antecipou.”

O relatório foi assinado pelos pesquisadores Fernando de Assis, Odilson Silvestre, Thor Dantas, Foster Brown, Gerbson F. Nogueira Maia e pela reitora Guida Aquino.

Atualizações das Recomendações para o Enfrentamento da Pandemia pela Covid-19