Ufac oferece G Suite for Education à comunidade universitária

publicado: 30/09/2020 18h46, última modificação: 18/11/2022 16h16
30920201.jpg

A Ufac, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), lançou, nessa segunda-feira, 28, a plataforma G Suite for Education, que atenderá a comunidade universitária.

O G Suite for Education é um pacote de ferramentas colaborativas de produtividade e comunicação desenvolvido pelo Google e voltado a instituições de ensino. A ferramenta dará suporte às atividades on-line durante o período de ensino remoto emergencial, aprovado por resolução do Conselho Universitário em 28 de agosto.

As ferramentas que compõem o pacote G Suite for Education contemplam variados recursos de comunicação e armazenamento de dados, como correio eletrônico Gmail e videochamadas do Meet, com possibilidade de até cem participantes simultâneos. Também disponibiliza o Classroom, serviço que simula uma sala de aula virtual dotada de recursos de postagem de conteúdo, acompanhamento e avaliação de atividades, facilitando a interação a distância entre aluno e professor.

Além disso, o G Suite disponibiliza o repositório de dados Drive e ferramentas de edição de textos, apresentação de slides e planilhas eletrônicas do Docs. Esses e os outros recursos trabalham de forma integrada com a ferramenta de agenda do Google.

O serviço está disponível para alunos (de graduação, pós-graduação e do Colégio de Aplicação — CAP) e servidores da Ufac. Inicialmente, o usuário deverá habilitar sua conta, seguindo as instruções disponíveis na página do G Suite, que contém instruções técnicas e esclarecimento de dúvidas.

A Ufac fornecerá aos usuários um endereço composto pelo prefixo “nome.ultimosobrenome” e pelo sufixo “@ufac.br” para servidores e “@sou.ufac.br” para alunos. Esse passará a ser o endereço de e-mail do usuário e o login de acesso aos serviços contidos no pacote. O endereço do servidor da Ufac terá o formato, por exemplo: “servidor.silva@ufac.br”; e o do aluno: “aluno.silva@sou.ufac.br”.

O NTI alerta que o padrão “nome.ultimosobrenome” poderá sofrer alterações em função da disponibilidade do nome da conta de e-mail e das regras de tratamento de casos homônimos. O procedimento de habilitação da conta exigirá que o usuário forneça outro endereço de e-mail para recuperação do login e redefinição da senha do G Suite.

No caso dos alunos, esse e-mail é o mesmo que foi fornecido ao Núcleo de Registro e Controle Acadêmico ou à secretaria do CAP, no ato da matrícula institucional. Para os servidores, o e-mail é aquele que consta em seu cadastro funcional, realizado pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas. Dúvidas relacionadas ao e-mail de recuperação devem ser tratadas nessas unidades.

Microsoft Office 365 Educacional

A conta do G Suite for Education pode ser utilizada como chave de acesso ao serviço Office 365 Educacional, da Microsoft. O usuário poderá acessar os serviços sem custos; basta inserir o endereço G Suite fornecido pela Ufac no campo “Digite seu endereço de e-mail escolar” e concluir seu cadastro inicial. O serviço disponibiliza as versões web de ferramentas que compõem o pacote Office 365, como Word, Excel, PowerPoint e a ferramenta Teams, para produtividade e colaboração em equipes.

O uso dos recursos do G Suite for Education está sujeito a normas específicas, elaboradas pelo Comitê de Governança Digital da Ufac. A íntegra dessas normas está disponível para leitura na seção “Legislação e Privacidade”, localizada na parte inferior da página do G Suite.