Alunos do PET-Agronomia promovem entrevista sobre café no AC

publicado: 04/10/2021 17h17, última modificação: 18/11/2022 16h20
0410202118.jpeg

Os Programas de Educação Tutorial (PETs) de Agronomia do campus-sede e do campus Floresta da Ufac realizaram atividade sobre a cultura do café no Acre. Os alunos Davi Albuquerque e Wendrio Melo, do PET-Agronomia de Rio Branco, entrevistaram o professor Leonardo Tavella, tutor do PET-Agronomia de Cruzeiro do Sul. A entrevista ocorreu em agosto e está disponível no YouTube

Na ocasião, foram feitas dez perguntas sobre as maiores dúvidas de produtores de café. Considerando a cultura do café e as condições climáticas do Acre, tratou-se de temas como sombreamento, podas, floração, colheita e perspectivas de mercado.

Conforme a Embrapa, o Acre é o segundo maior produtor de café da região Norte; o primeiro é Rondônia. Os produtores acreanos cultivam clones do café canéfora por suas características agronômicas que combinam com as condições climáticas do Estado, como altitude, temperatura e luminosidade. As pesquisas estão avançando na busca de cultivares mais tolerantes ao estresse hídrico, resistentes a pragas e doenças, com aumento da produtividade.