Notícias

Atlas mapeia políticas públicas de combate à covid-19 no Brasil

publicado: 22/12/2021 11h08, última modificação: 18/11/2022 16h20
Atlas.jpg

O professor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Ufac, Cristovão Henrique, e o acadêmico Adriano Matias da Silva participaram da organização do “Atlas da Covid-19: As Políticas Públicas de Combate à Covid-19 no Brasil” (vol. 1, 330 p.), disponível para leitura on-line e download gratuito.

O livro foi produzido no âmbito do Laboratório de Geoeconomia da América do Sul (GeoLAB), grupo de pesquisa da Ufac, entre os anos de 2020 e 2021, e estruturado por uma força-tarefa de 44 instituições de ensino superior para mapear a interiorização da pandemia ocasionada pela covid-19, entendendo as peculiaridades regionais das políticas públicas, sobretudo dos governos estaduais. 

Segundo Cristovão Henrique, o intuito do atlas foi o de divulgar os cartogramas elaborados por acadêmicos e professores da Ufac, na cooperação multi-institucional, a fim de compreender a espacialidade da pandemia nos primeiros meses de 2020. “A iniciativa emergiu no início da pandemia, em um momento de extrema necessidade de monitoramento cartográfico e da dimensão espacial e regional da pandemia que segue por meses até 2021”, contou.

A obra também está disponível para compra no formato Kindle. Participaram, ainda, da organização Juliana dos Santos (Unioeste-Francisco Beltrão), Luciana Santana (Ufal-Maceió) e Adriano Roberto (Unesp-Presidente Prudente).

“Um agradecimento especial à professora mestra Juliana dos Santos por liderar a construção e organização do atlas e a todos os acadêmicos de graduação e pós-graduação do GeoLAB envolvidos na atividade”, acrescentou Cristovão Henrique.